PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu Seleção Brasileira

No aniversário do penta, só conseguimos perguntar por que não ganhamos mais

O futebol mudou de endereço, e o mundo mudou mais do que o futebol

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Foi no dia 30 de junho de 2002, às 8 horas da manhã, há exatos 21 anos, a vitória que produziu esta frase na primeira página da Folha: "Brasil bate Alemanha por 2 x 0 e consolida hegemonia no futebol".

Neste aniversário do penta, só conseguimos perguntar por que não ganhamos mais. A maioridade do título coincide com a primeira conquista de Liga dos Campeões do Manchester City. Uma coisa não tem nada a ver com a outra –e tudo a ver.

O futebol mudou de endereço. Saiu da América do Sul e viajou para a Europa, dona de quatro das últimas cinco Copas.

Ronaldo e Vampeta celebram a conquista do penta - Juca Varella - 30.jun.02/Folhapress

O City é um clube árabe com sede na Inglaterra, campeão europeu escalando dois ingleses, dois portugueses, um brasileiro, um suíço, um holandês, um alemão, um espanhol, um belga e um norueguês, nascido em Leeds, Reino Unido.

Há 21 anos, a seleção tinha quatro paulistas, dois mineiros, um pernambucano, um gaúcho, um carioca, um paranaense e um nascido no Distrito Federal.

O mundo mudou mais do que o futebol.

Depois do caso Bosman, que transformou os clubes em seleções multinacionais, os craques brasileiros se globalizaram. O Brasil boleiro, não. Ronaldo, Rivaldo e Cafu sentam-se à mesa com a elite europeia. Nossos técnicos e presidentes de clubes, não. Apesar do sucesso de executivos, como Edu Gaspar, no Arsenal, e Thiago Scuro, agora no Monaco.

Aumentaram as nações capazes de jogar bem, como aconteceu antes no basquete, esporte em que o Brasil saiu do respeito internacional para o ostracismo. No futebol, seguimos na elite, mas perdemos para Croácia, França, Alemanha, Bélgica e Holanda.

Dá para melhorar.

Em 2001, um ano antes do título mundial contra os alemães, o Brasil perdeu de Honduras. Muitos profetas do apocalipse previram o fim. O capitão Carlos Alberto Torres dava entrevistas dizendo que o futebol brasileiro tinha chegado ao seu pior momento. Foi parecido quando o Brasil perdeu seu primeiro jogo de Eliminatórias, em 1993, para a Bolívia.

Todas as grandes crises da seleção foram resultado de renovações rápidas, sem transição de uma geração para outra.

A atual é de outra família. Não se trata de ausência de talentos. Eles existem. Saem cedo do Brasil para a Europa, mas continuamos descobrindo extraclasses.

É o único país com jogadores em todas as finais de Champions League no século 21. Mas só ganhou uma Copa no século.

Todo ano um torcedor europeu festeja um craque brasileiro.

E nós, nada.

Hoje faz 21 anos, a maioridade de nossa deficiência.

Comemoramos o predomínio na Libertadores, o melhor torneio do subúrbio do mundo. E ninguém torce por clubes brasileiros em Quito, Lima, Buenos Aires...

"Se não existisse a NBA nem o Campeonato Brasileiro, eu me associaria ao futebol do Brasil. É mais global do que o basquete dos Estados Unidos." A frase é de um investidor interessado em comprar a liga.

Há 21 anos, julgávamos o Brasil azarão da Copa, e a seleção foi penta. Ah, mas havia Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho. Sim, mas perdíamos para Honduras e, às vésperas da Copa, julgávamos que os bons daquele torneio eram Zidane, Figo e Batistuta.

Poucos acreditavam que Ronaldo seria capaz de fazer o que fez: oito gols, artilheiro e campeão.

Hoje, o que falta ao Brasil não são jogadores decisivos.

Ainda temos Vinicius Junior, Rodrygo, até Neymar.

Falta trabalho e coerência.

Hoje é dia de recordar a conquista de 2002.

Também de nos lembrarmos de que o futebol já entrou no século 21.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.