Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também no blog Cozinha Bruta.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Receitas do Marcão

Picadinho com páprica e muita cebola é receita típica da Croácia

Cobanac tem origem camponesa e pode dar trabalho, mas permite adaptações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Copa já começou e as colunas temáticas de receitas dos países competidores estão acabando. A penúltima seleção da série é a Croácia, time do divertidíssimo uniforme xadrez, que lembra uma toalha de mesa.

Os croatas têm uma culinária muito variada. No oeste (litoral), reinam os frutos do mar, e a influência italiana é facilmente notada. Quanto mais ao sul, mais a comida se assemelha à grega e à turca; já o norte e o leste têm sotaque parecido com o de outras nações eslavas.

.
Cobanac, picadinho à moda da Croácia, com receita de Marcos Nogueira - Marcos Nogueira

É justamente do nordeste croata, de uma região chamada Eslavônia, que vem a receita de hoje. O prato se chama cobanac —nome que, no alfabeto croata, vem escrito com um acento circunflexo invertido sobre o primeiro "c".

Exótico? Nem tanto. Trata-se de um ensopado de carnes com páprica, um picadinho bem ao estilo do goulash da Hungria e da Alemanha.

O cobanac é um prato camponês e, tradicionalmente, é feito ao ar livre em um caldeirão pendurado sobre uma fogueira. As receitas croatas dizem que você deve usar três tipos de carne —em geral vitela, porco e algum tipo de caça, como veado ou lebre.

Há de se adaptar às circunstâncias. Fiz meu ensopado com pernil de porco e coxão mole bovino, na proporção 70/30, mas você pode brincar com essa parte. Só preste atenção para adicionar primeiro a carne que demora mais a cozinhar (no meu caso, as duas ficam prontas em tempo semelhante).

Tão ou mais importante do que a páprica é a cebola, que entra em quantidade copiosas. Coisa de 1,5 kg para cada quilo de carne.

O jeito raiz de comer o cobanac é só com pão.

Versões mais modernas admitem uma massinha bem rústica que você faz com 250 g de farinha, dois ovos, 150 ml de água e uma pitada de sal. Misture bem tudo e deixe descansar por umas duas horas na geladeira. Daí vá pegando com uma colherinha e jogando direto no caldo do cozido.

É. Dá algum trabalho. Você pode jogar cubos de batata em vez da massa. Ou comer com arroz. Ou com macarrão. Tá valendo. Aqui é Brasil.


Cobanac

Rendimento: 6 porções

Dificuldade: fácil

.
Cobanac, picadinho à moda da Croácia - Marcos Nogueira

INGREDIENTES

100 g de bacon picado

700 g de pernil em cubos

300 g de coxão mole em cubos

1,5 kg de cebola em fatias

3 colheres (sopa) de páprica doce, picante ou defumada (ou uma mistura)

200 g de extrato de tomate

300 ml de vinho seco

1,5 litro de água

3 folhas de louro

Manjerona, tomilho ou orégano fresco a gosto

Sal e pimenta-do-reino a gosto

PREPARO

  1. Frite o bacon na própria gordura até começar a dourar. Reserve.
  2. Aqueça a gordura e doure as outras carnes em fogo alto. Se precisar, divida a porção para não sobrepor os pedaços. Reserve.
  3. Reduza o fogo e adicione a cebola. Refogue, sempre mexendo, até começar a dourar (cerca de 20 minutos).
  4. Devolva as carnes e acrescente os ingredientes restantes. Cozinhe por mais 1 hora ou até as carnes ficarem macias. Adicione mais água se o caldo ficar muito seco.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.