Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também no blog Cozinha Bruta.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Receitas do Marcão

Ravióli de cinco ingredientes é mais simples que falar o nome dos craques poloneses

Pierogi (ou vareniques) podem ser recheados com batata, cebola e queijo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Meu filho, como metade dos brasileiros, está colecionando as figurinhas da Copa. A página da seleção da Polônia impressiona pelos nomes impronunciáveis: Szczesny, Grzegorz, Krzysztof.

Por sorte, a culinária polonesa é bem mais simples do que o idioma local. Como ocorre em todo o norte da Europa, a alimentação se baseia fortemente em cereais e tubérculos —plantas que resistem ao frio extremo daquela parte do mundo.

.
Ravióli pierogi, com receita de Marcão Nogueira - Marcos Nogueira

Os pierogi juntam os dois elementos: são raviólis de massa de trigo recheados com batata. Leva apenas cinco ingredientes, se você não contar o tempero.

Se você acha uma enorme redundância de carboidratos, olhe para o almoço do brasileiro. Um PF típico leva arroz, feijão, farofa, batata frita e, em algumas regiões, macarrão.

No recheio dos pierogi, a batata é temperada com cebola caramelizada e pode levar queijo para ficar ainda mais saborosa. Tipicamente, os pasteizinhos são servidos com mais dessa mesma cebola dourada.

Aqui não há espaço para ensinar a fazer a massa caseira, então eu proponho o uso de massa de lasanha industrializada, dessas que você compra no supermercado. Dá bem para o gasto. Se você sabe abrir massa de macarrão, tanto melhor.

Para moldar os pierogi, use a boca de um copo ou outro utensílio de cozinha que sirva como um molde circular. Aí você coloca o recheio com uma colher e fecha a massa segurando-a na palma da mão, em forma de meia-lua.

Os pierogi são típicos da Polônia, da Ucrânia e da Rússia. Em algumas dessas regiões, recebem o nome de vareniques. É assim que os pasteizinhos são mais comumente conhecidos em São Paulo, aonde chegaram com os judeus do leste europeu; no Paraná, que tem numerosa população católica polonesa, o nome pierogi predomina.

O recheio de batata é o mais comum, mas há também versões com carne de porco, ricota e repolho. Os pierogi podem ainda ser servidos com molho de cogumelos e creme de leite.


Pierogi

Rendimento: 4 porções

Dificuldade: média

.
Pierogi, ravióli de inspiração polonesa - Marcos Nogueira

INGREDIENTES

4 batatas

2 cebolas grandes em rodelas

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal

200 de queijo estepe ou minas padrão ralado

500 g de massa fresca para lasanha

Sal e pimenta-do-reino a gosto

PREPARO

  1. Cozinhe as batatas até ficarem totalmente macias.
  2. Enquanto a batata esfria, doure a cebola, em fogo muito baixo na manteiga. É um procedimento que pode levar meia hora ou mais.
  3. Descasque e amasse as batatas. Misture com metade da cebola (reserve a outra parte) e o queijo. Tempere com sal e pimenta.
  4. Com a boca de um copo, corte a massa de lasanha em círculos. Segure cada círculo na palma da mão esquerdas (se for destro) e, com a outra mão, coloque 1 colher (sopa) do recheio de batata. Feche o pastel em meia-lua, apertando bem a borda para o recheio não escapar.
  5. Cozinhe os pierogi em água salgada fervente, por cerca de 5 minutos. Aqueça a cebola restante e a distribua sobre os pastéis cozidos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.