Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também no blog Cozinha Bruta.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Receitas do Marcão

Aprenda os segredos para fazer a melhor caipirinha possível

Bebida à base de cachaça e limão é boa pedida seja qual for o resultado do jogo; veja os truques do barman Jean Ponce

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Enquanto uns bebem para celebrar, outros bebem para distrair a tristeza. Como escrevo a coluna antes da partida entre Brasil e Coreia do Sul, fiquem com uma caipirinha para harmonizar com a vitória ou a derrota.

Caipirinha é a receita brasileira mais popular no resto do mundo —quem disse que receita é só de comida? Tesouro nacional, o drinque admite algumas variações de fruta e bebida.

.
Caipirinha, com preparo de Marcão Nogueira - Marcos Nogueira

Ou não admite? A luta entre os puristas da cachaça e a galera criativa não vai acabar nem terá vencedor. Você escolhe o que mais te agrada.

Hoje vamos com a receita tradicional. Bem, não tão tradicional assim. É uma caipirinha de pinga com limão, mas com alguma inovação para transformá-la na melhor caipirinha possível.

Não sou eu a me gabar das habilidades de barman de apartamento: peguei as dicas de caipirinha com o Jean Ponce, sócio e bartender do Guarita, numa entrevista que fiz com ele há alguns anos.

A grande diferença da caipirinha do Jean é o açúcar, que entra no estado líquido. O xarope —no jargão de bar, açúcar diluído a quente em água— é um ingrediente fundamental na coquetelaria moderna.

Sua vantagem é já estar dissolvido. Você mexe com a colher e não tem nenhum grãozinho de açúcar na bebida.

O xarope de açúcar pode ser simples (água e açúcar na mesma proporção) ou duplo (duas partes de açúcar para uma de água). O xarope duplo é um pouco mais chato de fazer, porém deixa a bebida menos aguada.

Você pode fazer a quantidade que quiser de xarope. O que não for usado na hora pode ser guardado pela eternidade na geladeira.

Outro detalhe que melhora a caipirinha é a escolha do limão: casca lisa e brilhante indica uma fruta suculenta. Para obter o máximo de suco com o mínimo de maceração, você deve cortá-lo em fatias finas, tentando não separá-las completamente (usar palitinhos de comida japonesa para interromper o corte ajuda na tarefa).

Por último, a cachaça. Busque usar a melhor cachaça branca (sem passagem por barril de madeira) que tiver à mão.


A melhor caipirinha possível

Rendimento: 1 porção

Dificuldade: fácil

INGREDIENTES DO XAROPE

1 kg de açúcar

500 ml de água

INGREDIENTES DA CAIPIRINHA

1 limão taiti

20 ml de xarope duplo (ou 40 ml de xarope simples)

60 ml de cachaça branca

Gelo

PREPARO

  1. Numa panela, misture a água e o açúcar. Aqueça até começar a dissolver. Desligue o fogo e mexa até dissolver por completo. Espere esfriar totalmente antes de usar.
  2. Descarte as extremidades do limão e corte-o ao meio. Remova a membrana branca que separa os gomos.
  3. Coloque as metades do limão em uma tábua, com a parte cortada para baixo. Posicione a fruta entre dois hashis e a divida em fatias de mais ou menos 0,5 cm (o hashi vai interromper o corte).
  4. Num copo baixo coloque o limão cortado e o xarope. Macere com um pilão. Aplique uma pressão suave, com movimentos delicados. Três ou quatro macerações serão suficientes para extrair o suco e os aromas do limão.
  5. Adicione a cachaça, complete com gelo, mexa em e beba.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.