Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também no blog Cozinha Bruta.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Receitas do Marcão
Descrição de chapéu receitas alimentação

Aprenda como preparar o frango assado da minha mãe

Evito imitar as comidas da mãe pois sei que é impossível competir com a memória afetiva

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dificilmente tento reproduzir as comidas que a minha mãe fazia. Não porque não gostasse delas. Dona Ana era uma boa cozinheira. Não excepcional, mas tinha alguns pratos de sucesso lá em casa.

A feijoada, com um molho de cebola avinagrado que ela mesma criou, acho. O batatalhau, bacalhoada com pouco peixe, cheia de tomate, cebola e, é claro, batata. O molho de tomate, queimado de leve no fundo da panela, que ela aprendeu com a minha avó.

Evito imitar as comidas da mãe pois sei que é impossível competir com a memória afetiva. Mas vou abrir uma exceção. Como o Dia das Mães cai aos domingos, inevitavelmente, comida de domingo farei.

Receita de frango assado com suco de laranha do Marcos Nogueira, o Marcão
Receita de frango assado com suco de laranha do Marcos Nogueira, o Marcão - Marcos Nogueira/Folhapress

Nada tem mais cara de domingo, para mim, do que frango assado com macarrão. É uma combinação que os italianos abominam —para eles, pasta como acompanhamento de carnes é heresia—, mas que caiu no gosto dos descendentes nascidos no Brasil.

Dona Ana, neta de vênetos e napolitanos, servia macarrão e frango domingo sim, domingo não. Quando assava o frango (sempre foi mais fácil comprar pronto), tinha um preparo não muito comum.

Não sei se a mãe anotou a receita em algum caderno. Não tenho como perguntar a ela, mergulhada em demência senil. Sei que levava suco de laranja e folhas de louro.

Eu sempre preferi a coxa do frango. Na adolescência, comia quatro ou mais num só almoço. Como o frango é um animal bípede, não valia a pena assar o penoso inteiro. A mãe já comprava as pernas avulsas na Bete, feirante de confiança dos domingos na rua Inglês de Souza.

Esta é a primeira vez que tento imitar o frango assado da minha mãe. Sem uma receita dela, inventei a minha a partir das memórias.

O resultado me trouxe uma boa e uma má notícia. A boa notícia é que o frango ficou ótimo, suculento e bem temperado com a laranja e o louro.

A má notícia: não é o frango da minha mãe ou a lembrança que tenho dele. Tudo bem, já entrei derrotado na batalha, sabendo que seria impossível me igualar à memória afetiva.

Frango assado com laranja

Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes
• 200 ml de suco de laranja
• ½ cebola
• 3 dentes de alho
• 1 colher (sopa) de extrato de tomate
• 1 colher (chá) de sal
• 4 folhas de louro
• 1 kg de coxas e/ou sobrecoxas de frango

Preparo
• Bata no processador o suco, a cebola, o alho, o extrato de tomate e o sal
• Numa travessa que vá ao forno, junte a marinada com o louro. Adicione o frango e misture bem para o tempero pegar. Cubra e deixe na geladeira por 1 hora.
• Aqueça o forno a 200º C. Asse o frango em seu tempero por 1 hora ou até dourar a pele dos dois lados (vire as coxas uma ou duas vezes). Sirva com macarrão, batata assada e/ou farofa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.