Chega o momento em que é obrigatório oferecer uma receita para celebrar o Dia dos Pais. Para mim, soma-se o desafio autoimposto de falar da pratos franceses enquanto durarem as Olimpíadas de Paris.
Escolhi uma receita de carne de boi picada e cozida, com legumes, ao vinho, bem lentamente. Um clássico.
Se você tem alguma intimidade com o receituário da França, pode ter deduzido que se trata do boeuf bourguignon, que se traduz como "carne à moda da Borgonha".
Mas nem todo picadinho francês é boeuf bourguignon. Como se pode presumir, a França tem toda uma coleção de receitas regionais de guisados de carne.
Peguei o picadinho da Provence, no sul, perto do mar Mediterrâneo. Ele se chama daube.
Ou melhor, ela: La daube provençale.
No esqueleto básico, é bem parecida com o bife borgonhês. Carne magra de panela (músculo é uma excelente escolha), vinho, cebola, cenoura e bacon.
Mas a cozinha provençal tem suas peculiaridades. Menos manteiga, mais azeite. Ervas frescas: tomilho, louro, alecrim. Tomate, azeitona. Raspas de casca de laranja, um perfume incrível.
Parece até comida italiana, o que faz sentido, porque aquela região sempre esteve em disputa por séculos e séculos. E fica patente com o acompanhamento clássico da daube: macarrão.
É uma receita prefeita para ocasiões festivas, porque você faz na véspera: fica até melhor no dia seguinte. E uma macarronada com assunto: as Olimpíadas.
Tradicionalmente, a daube é cozida numa panela de cerâmica chamada daubière. Tem uma tampa que encaixa de um jeito que prende o vapor e cria algo como uma panela de pressão primitiva.
A não ser que você tenha viajado à Provence e comprado uma daubière –coisa muito específica–, precisamos improvisar.
Eu fiz o que uns sites franceses de receitas recomendaram: tentei lacrar a tampa da panela com uma massa de farinha e água, como fazem no barreado do Paraná.
Tentei. O vapor sempre encontra sua saída, até mesmo nas panelas de pressão, o que é bom. Ninguém quer explosões na cozinha.
Dá para fazer na panela de pressão também. Mas é menos divertido.
DAUBE PROVENÇALE
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: média
Ingredientes
100 g de bacon picado
1 colher (chá) de azeite
600 g de carne (músculo, paleta ou acém) cortada em cubos irregulares
2 dentes de alho picados
1 cebola grande picada
1 talo de salsão fatiado fino
1 cenoura picada grosseiramente
375 ml de vinho tinto (meia garrafa)
1 colher (chá) de raspas de casca de laranja
300 ml de polpa de tomate
Ervas provençais (tomilho, alecrim, louro)
2 colheres (sopa) de azeitonas pretas
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de fazer
-
Numa panela que possa ser tampada e vedada com massa de farinha (ou numa panela de pressão), frite o bacon no azeite em fogo baixo.
-
Adicione a carne, aumente o fogo e frite até evaporar o líquido do fundo e dourar todo os lados.
-
Adicione e refogue o alho, a cebola, o salsão e a cenoura.
-
Junte o vinho, a polpa de tomate e as raspas de laranja. Ferva por 5 minutos.
-
Reduza o fogo e coloque, por cima da carne, um amarrado de barbante com as ervas e as azeitonas. Tampe a panela e tape a lateral com uma massa de água e farinha. Alternativamente, use a panela de pressão.
-
Cozinhe por 2h na panela comum ou 1h na panela de pressão. Descarte o ramo de ervas, misture as azeitonas e acerte sal e pimenta. Sirva com macarrão.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.