Eliane Trindade

Editora do prêmio Empreendedor Social, editou a Revista da Folha. É autora de “As Meninas da Esquina”.

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A estilista que fez o sertão virar mar de luxo e glamour

Martha Medeiros faz desfiles pelo mundo e lança novas linhas com mesma determinação que superou suspeita de câncer

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"Aqui jaz uma mulher feliz." É a frase escolhida pela estilista Martha Medeiros para ilustrar sua lápide. "Aos 58 anos, 80 kg e absurdamente linda", como se definiu em um post recente no Instagram, a estilista avisa que vai demorar a usar o epitáfio.

É com gargalhadas, talento, ousadia e vivacidade que lhes são peculiares que a alagoana se tornou referência numa alta-costura feita em renda trabalhada por um batalhão de artesãs no sertão nordestino.

Dona da marca que leva seu nome, ela se colocou como missão de vida mostrar para o mundo que "o verdadeiro luxo vem do sertão do Brasil".

E a estratégia para chegar lá é uma infinidade de projetos. "A gente só tem uma vida e tem muita coisa para fazer, muito brilho no olho. Tomo 20 gotinhas por dia e faço terapia para pegar foco", gargalha, diante de clientes fiéis no lançamento da nova coleção na suíte 130 do Palácio Tangará, na quarta-feira (21).

Fazer o sertão virar um mar de luxo e glamour é sonho que se tornou mais vivo após a estilista se confrontar este ano com a suspeita de câncer, com o surgimento de um caroço no pescoço.

Há dois meses e meio, Martha fez uma cirurgia delicada para retirar um tumor de quase meio-quilo, que já pressionava o cérebro e a coluna vertebral.

Ela mostra foto e radiografias que revelam a extensão de um lipoma —tumor benigno, composto por células de tecido adiposo acumuladas dentro de uma cápsula fibrosa abaixo da pele—, que se espalhou por vértebras, carótida e base do crânio.

"Fui a 11 médicos. Operei com um dos maiores especialistas de câncer de crânio e pescoço. Nenhum especialista me deu nem 1% de chance sequer de sair dessa sem sequelas", relata a estilista, completamente restabelecida.

Ela conta que, na hora de entrar no centro cirúrgico, o marido assinou um termo de responsabilidade em que se declarava ciente da gravidade e dos riscos do procedimento.

"Eu só fiquei ouvindo, mas olhei para os dois médicos e disse: ‘Levem um ping-pong, um baralhinho. Vocês não vão ter o que fazer na sala de cirurgia. Deus já me operou’."

Programada para ficar uma semana no hospital no pós-operatório, Martha saiu 20 horas depois. "Quando abriram, aquele caroço todo enraizado que se via nas radiografias estava solto, como se tivesse sido passado em um plástico filme."

Os cirurgiões retiraram o tumor de 498 gramas sem causar danos à paciente. "O médico da carótida virou para mim e disse que não ia cobrar, pois não fez nada", relata Martha. "Isso é fé. Não tenho mesmo que fazer muita coisa boa depois dessa experiência? Muita viagem. Escrever um livro..."

NOVOS PROJETOS

A vitalidade e a coragem de Martha são uma espécie de manual de autoajuda ambulante.

"Minha felicidade está blindada dentro de mim", prega. Ela é mãe de um psiquiatra especializado em depressão. O filho caçula Gustavo, que acaba de ser indicado como um dos cinco mais promissores especialistas nos Estados Unidos, pode buscar o antídoto para a tristeza na casa materna.

Já o mais velho, Gelio, é CEO da marca Martha Medeiros que se espalha também por novos negócios, como duas casas que levam o nome da matriarca.

Uma delas vai ser vitrine de produtos para o lar e decoração, a Martha Medeiros Home, a ser inaugurada em dezembro, em Trancoso (BA).

A segunda residência é uma mansão à beira-mar só para eventos, localizada em São Miguel dos Milagres (AL). "O sertão virou mar", apregoa ela, sobre o espaço preparado sob medida para casamentos. O empreendimento vai abrigar também uma escola de arte para artesãos.

"Quero fazer na Martha Medeiros Home a mesma coisa da renda na moda, com a mesma mão de obra e sofisticação. Por isso, vamos montar em Milagres a nossa escola de arte, no lugar onde também quero envelhecer, receber os amigos."

Martha recebe a Folha para a entrevista com a mesma alegria esfuziante que reserva para as clientes endinheiradas que se revezam durante todo o dia para ver as criações da alagoana no hotel Tangará, em São Paulo. "Essa minha clientela tem tudo. Não vendo só uma roupa."

Entre modelos em longos rendados, araras com modelitos inspirados na África, taças de champanhe e guloseimas, a clientela vip é brindada pela anfitriã com as novidades da marca.

UMA LINDA MULHER

A estilista não para de imaginar novas formas de fidelização de sua clientela. Concorrendo com marcas internacionais consagradas no nicho de luxo, a nordestina agregou um leque de experiências aos desfiles que promove ao redor do mundo.

Desde o ano passado, a brasileira apresenta suas coleções em icônicos hotéis internacionais, como o La Mamounia, em Marrakesh (2018), e no Beverly Wilshire, em Los Angeles (2017), cenário do filme "Uma Linda Mulher".

Era um sonho de Martha conhecer a suíte em que Julia Roberts, na pele de uma garota de programa, vive um romance com Richard Gere, na comédia romântica dos anos 1990.

"Gente, eu fui uma única vez naquele hotel, passei uma única noite, depois de conseguir uma promoção no Booking.com. Sonhava em ficar lá. O que eu queria mesmo era conhecer a suíte do filme, tirar uma foto e colocar no Instagram", relata Martha.

Pediu ao concierge para conhecer a tal suíte. "Ele olhou para mim e disse não. Não me deixou nem tirar foto."

A vingança veio em grande estilo. Voltou ao hotel como hóspede da suíte famosa, paga por uma de suas clientes vips, a atriz e apresentadora Sofia Vergara, colombiana radicada nos Estados Unidos.

Martha viajou com duas assistentes, luxo inimaginável para a alagoana convidada a assinar o vestido de noiva de Vergara, que até então era uma fã desconhecida da brasileira. Um modelo de festa todo rendado à mão com sua assinatura chega a custar R$ 29 mil.

Parece cena de filme, mas um dia toca o telefone no ateliê Martha Medeiros em São Paulo. Do outro lado da linha estava a própria Sofia Vergara, querendo falar com a estilista brasileira que seguia no Instagram. "Mandei a menina do marketing falar com ela. Nem sabia quem era Sofia Vergara."

Ao final do telefonema, ficou acertada a ida a Los Angeles para tirar medidas e definir o vestido da celebridade hispânica de Hollywood. Vergara mandou as passagens e reservou a suíte de luxo do filme para a estilista escolhida.

"Imagina o que eu fiz quando cheguei ao hotel para ficar uma semana?" Martha fez questão de se reapresentar ao concierge, no papel de "uma linda mulher de negócios, estilista de sucesso". "Hello! Do you remember me?", indagou ao funcionário esnobe que a barrou. "Você se lembra de mim?"

Com tiradas desse tipo, Martha é mesmo inesquecível. E virou habitué do hotel. "Hoje, a gente tem uma vitrine dentro do Beverly Wilshire. O não não funciona para mim."

A brasileira abriu as portas do hotel também para sua clientela vip, disposta a pagar por viagens super exclusivas. Ela se associou a uma agência e negocia diárias especiais para grupos de 40, 50 clientes.

A próxima parada é o Sabi Sabi Lodge, na África do Sul. "Fechamos o hotel e vamos passar uma semana lá, porque a gente ama dançar, se divertir", conta a estilista, ao mostrar novas rendas inspiradas na cultura africana, que fazem parte da nova coleção a ser desfilada em meio a safaris em um dos destinos turísticos mais badalados do momento.

PAPA FRANCISCO

Do sertão à savana africana, passando pelo tapete vermelho, nem o Papa Francisco escapou do olhar da alagoana arretada. A estilista conta como convenceu o chefe do cerimonial do Vaticano a escolher roupas de cama e enfeites de renda by Martha Medeiros para os aposentos papais durante a visita ao Brasil.

"Eu conhecia Dom Roque, que organiza tudo antes de o Papa chegar." O bispo disse: "Se Deus quiser, eu vou conseguir isso para você." Martha rebateu: "Quando for falar com Deus, diz que é meu amigo, ele sempre ajeita as coisas para quem é meu amigo."

E ajeitou. Ao final da visita, o Papa quis conhecer a estilista e a presenteou com um terço que tirou do bolso. "Reze por mim", pediu o sumo pontífice. O terço hoje enfeita o berço do neto de Martha. "Não tenho religião, mas sou assim com Deus. Sempre falo que ele é meu sócio majoritário."

Informação desconsiderada por um famoso assessor de imprensa de celebridades que esnobou a estilista alagoana quando ela chegou a São Paulo, 11 anos atrás, com a cara e a coragem e um desejo enorme de fazer sucesso no mundo da moda.

"Eu procurei uma assessoria de imprensa que via nas revistas. Disse ao rapaz que ia abrir uma loja em São Paulo porque eu sonhava em sair em capa de uma revista", relata. E ouviu: "A senhora? Assim cheinha, com essas roupas coloridas que têm na feira? Não venha para São Paulo. Seu negócio não vai dar certo. O povo aqui só usa bege, branco e preto."

Martha fez mais do que desmentir o especialista em marketing e comunicação. "Ele fechou a assessoria dele, enquanto eu fui capa de revista e hoje viajo o mundo com a minha roupa."

Sua receita de sucesso parece simples. "É brilho nos olhos e muita vontade de acontecer. É levar a vida de uma maneira leve. A minha felicidade é blindada dentro de mim. Não dou o direito a ninguém de tocar nela."

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