Eliane Trindade

Editora do prêmio Empreendedor Social, editou a Revista da Folha. É autora de “As Meninas da Esquina”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eliane Trindade

Look de Michelle Bolsonaro em funeral da rainha é inspirado em Kate

A convite de maquiador Agustin Fernandez, estilista catarinense faz em 24 horas dois vestidos para a primeira-dama usar nas cerimônias fúnebres de Elizabeth 2ª

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Foi uma produção relâmpago. Era quase meia-noite de sábado quando a estilista catarinense Luhana Pawlick, 44, recebeu, por telefone, a encomenda do maquiador e empresário Agustin Fernandez.

A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, precisava de um vestido para usar no funeral da rainha Elizabeth 2ª. " Só que os looks deveriam estar em Brasília até quarta-feira cedo", relata a estilista, que preparou dois vestidos em 24 horas.

Mulher de colar de pérolas e vestido e chapéu pretos
Michelle Bolsonaro em foto enquanto o presidente assinava o livro de condolência de Elizabeth 2ª - Jonathan Hordle- 18.set.2022/Pool Reuters

"Cheguei no ateliê na segunda, mandei trazer os insumos para confeccionar um vestido midi e outro longo e, na terça à noite, as peças estavam no Palácio da Alvorada", explica a estilista à Folha.

Luhana faz questão de frisar que presenteou a Mi, como chama carinhosamente a primeira-dama pelas iniciais do nome, com um vestido midi de lã, um pouco abaixo do joelho, e um outro longo em crepe, ambos na cor preta, como pede o momento de luto.

O modelo é inspirado em princesas modernas como Kate Middleton, da Inglaterra, e Letizia, da Espanha, as preferidas da estilista. "Sou admiradora da rainha Elizabeth e sempre observei as duas princesas, que são impecáveis."

Neste domingo (18), Agustin postou no Instagram fotos da primeira-dama em Londres, nas quais Michelle aparece com o vestido com gola em alfaiataria inglesa, botões que homenageiam o Reino Unido e martingale em rolotê, técnica clássica usada em coletes e roupas miliares.

"É um modelo que respeita com elegância o protocolo centenário em relação à vestimenta de luto da família real do Reino Unido", diz a estilista, que é filha de Gesoni Pawlick, falecido há cinco anos e que fundou o ateliê prestes a completar cinco décadas.

O traje solene foi complementado por um chapéu Pillbox, assinado por Graciela Starling, da Alta Chapelaria, em São Paulo, um colar de pérolas de duas voltas e um sapato da loja Lilian Soares, do Bom Retiro, zona de comércio popular de São Paulo.

Os fornecedores dos acessórios foram contatados por Agustin, que além de amigo faz as vezes de personal stylist da primeira-dama.

Ele está acompanhando o presidente Jair Bolsonaro e a mulher em Londres e avisa que pagou a própria passagem. "Michelle é incrível, né?", diz Agustin, conhecido como o "Divo da Maquiagem".

Ele aparece em uma das fotos ao lado da primeira-dama pronta para ir à recepção que o rei Charles ofereceu para os chefes de Estado que estão em Londres para o funeral. "Ficou superchic, muito elogiado."

A estilista Luhana é grata a Agustin pela ponte feita com Michele, a quem já vestiu em outras duas ocasiões públicas: no 7 de setembro de 2020 e agora nas celebrações do bicentenário da Independência.

Todas as peças foram feitas sob-medida e presenteadas. "É tudo por minha conta, porque gosto de retribuir o carinho que a primeira-dama tem comigo e por achar que ela é uma mulher muito digna", diz a estilista, que aprendeu o ofício com o pai e cursou faculdade de design de moda na Unisul, em Santa Catarina.

"Nem nos meus sonhos imaginei estar em meio à realeza em um momento histórico como esse. Sinto-me lisonjeada em levar a alta-costura brasileira e catarinense para fora do país.

Mulher de vestido azul claro e azul escuro
Michelle Bolsonaro usou vestido azul no 7 de Setembro - Evaristo Sá 7.set.22/AFP

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.