Reinaldo Figueiredo

Humorista e cartunista, um dos criadores do Casseta & Planeta. É autor de “A Arte de Zoar”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Reinaldo Figueiredo

Para quem tem saudade da ditadura

Vídeos sobre tortura tentam alertar para a eventual volta do regime militar

Neste momento político tenso, uma boa parte dos eleitores está sentindo saudade dos tempos da ditadura, achando que a volta do governo militar poderia acabar finalmente com "tudo isso que está aí".

Mas, como nem todo mundo aprova essa ideia, estão circulando na internet alguns vídeos com cenas de tortura, para alertar a população. São vídeos com imagens fortes, e um desses mostra uma cena especialmente chocante.

Trata-se de uma filmagem em que um homem está sendo interrogado por um grupo de perigosos comunistas. Eles estão num ambiente escuro, aparentemente o aparelho da organização. Na parede ao fundo, dá para ver uma sigla, provavelmente o nome do grupo clandestino, GNews, em letras vermelhas.

As cenas de tortura são horríveis e revoltantes. Os comunistas, que usam codinomes como Cristiana Lôbo, Míriam Leitão e Gerson Camarotti, bombardeiam o interrogado com perguntas difíceis, tipo "quais são os impostos que o sr. pretende diminuir ou aumentar?", "o que o sr. pretende fazer com as reservas indígenas?", "se o sr. fosse um bicho, que bicho o sr. seria?", "qual é o seu signo?" etc.

Dá pena ver o pobre homem sendo torturado, balbuciando frases sem nexo e repetindo: "Eu não sei de nada, quem sabe é um tal de Paulo Guedes". É provável que o TSE mande retirar esse vídeo de circulação, porque as imagens são muito chocantes e podem exercer uma influência nefasta no público, estimulando mais violência.

Quanto às minhas lembranças da ditadura, tenho poucas, mas uma delas guardo com especial carinho. É um desenho que fiz em parceria com o pessoal da censura federal, nos anos 1970.

Ilustração de Reinaldo Figueiredo de 24.out.2018.
Reinaldo Figueiredo

Naquele tempo, a equipe do semanário de humor O Pasquim tinha que mandar para Brasília o material que queria publicar e, depois, esperava para ver o que tinha sido aprovado. Este desenho foi feito de maneira colaborativa com a equipe da censura. Como vocês podem ver, o artista da censura desenhou um grande "X" sobre a figura e acrescentou uma palavra à obra. Eu achei a proposta interessante mas, infelizmente, o desenho não foi publicado.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.