Reinaldo Azevedo

Jornalista, autor de “Máximas de um País Mínimo”

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Reinaldo Azevedo

TSE apenas impediu que Deltan usasse uma lei para fraudar outra

Por que Deltan perdeu ganhando e este escriba ganhou perdendo. Coisas da vida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Deltan Dallagnol perdeu o mandato, mas não o rebolado do baixo jacobinismo reaça, indo até o chão do messianismo barato. O TSE cassou por unanimidade o registro de sua candidatura, e ele anunciou uma nova cruzada contra os três Poderes. Se termina de novo em depredação, não sei. Acho que os "tiozão" vão preferir encher o tanque com combustível mais barato... Convocou um levante contra os tribunais, evidenciando não ter a menor esperança de que a decisão vá ser revertida. Comparou-se a José, o filho de Jacó; a Daniel, o da cova dos leões, e a Jesus, o nazareno. Mas sem exageros: no papel de mártir, dispensa os rigores da prisão, a fuça das feras ou o sofrimento da cruz. Na fronteira do ridículo, esse rapaz nunca hesitou em dar o passo seguinte.

Antes que volte a seu discurso doidivanas da quarta (17), é preciso corrigir uma inverdade que se espalhou na imprensa. O relator do caso, Benedito Gonçalves, não fez uma "interpretação extensiva" do conceito de Processo Administrativo Disciplinar (PAD). Advogados tarimbados e alguns com tarja de "juristas" incorreram no que, em certos casos, é erro decorrente de opinião que precede a leitura do voto e, em outros, má-fé. "Então você não admite opinião divergente?" É certo que sim. Desde que se divirja do que está escrito, não de uma inferência sem amparo no texto.

Deltan faz pronunciamento na Câmara - Pedro Ladeira-17.mai.23/Folhapress

No seu destampatório de profeta da reação, o próprio cassado, notório oportunista desde os tempos em que contava com dezenas de porta-vozes nas redações (ainda os tem), ecoou a mentira sobre a suposta releitura do conceito de PAD. Gonçalves se ocupou explicitamente do assunto, respondendo, inclusive, à tese da defesa. Obrigo-me a reproduzir trecho do voto: "O que se discute, no presente julgamento, é a prática de um ato —pedido voluntário de exoneração— anterior à própria instauração dos processos administrativos e que teve como propósito frustrar, em manifesto abuso de direito, a incidência do regime de inelegibilidades. Em outras palavras, o objeto da controvérsia em apreço não é, como quer fazer crer o recorrido [Deltan], a possibilidade ou não de se conferir interpretação ampliativa ao termo ‘processo administrativo disciplinar’. O que aqui se tem é uma conduta anterior e contrária ao direito para evitar a instauração desses processos, ou seja, fraude à lei."

Como evidenciei ainda na madrugada de quinta em artigo no UOL, depois de ler as 37 páginas, os pilares do voto vencedor estão no Código Civil, artigos 166-VI — "É nulo o negócio jurídico quando tiver por objetivo fraudar lei imperativa" — e 187: "Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes". E os precedentes estão devidamente citados, do STF e do próprio TSE. Leiam o voto. E vocês ganham ainda como brinde uma bela citação de Pontes de Miranda, um clássico da área: "Fraude à lei consiste, portanto, em ser aplicada outra regra jurídica e deixar de ser aplicada a regra jurídica fraudada. Aquela não incidiu porque incidiu esta; a fraude à lei põe diante do juiz o suporte fáctico, de modo tal que pode o juiz errar. A fraude à lei é infração da lei, confiando o infrator em que o juiz erre."

A "fraude à lei", no caso, se traduz em "fraude à investigação". Os juízes são livres para se deixar ou não enredar pelo fraudador. Os sete do TSE —três deles indicados por Jair Bolsonaro, note-se— resistiram. Deltan, no entanto, atribuiu a responsabilidade por sua cassação ao governo e a Lula. Ali estava o ex-procurador fanaticamente antipetista, que fez da Lava Jato uma plataforma de assalto ao poder. Ele prosperou, e o país afundou. Não por acaso, estava cercado na quarta por negacionistas da vacina e por golpistas. Eis o José, o Daniel e o Cristo depois de um banho de impostura da extrema-direita.

PS: Sempre fui contra a Lei da Ficha Limpa, mas ela existe. Eu a considero inconstitucional. Deltan é seu entusiasta. Nesse debate, fiquei do lado que foi derrotado. Dura lex sed lex. Cassado, ele perdeu ganhando. Dado que apoio a cassação, embora crítico da lei, ganhei perdendo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.