Renata Mendonça

Jornalista, comenta na Globo e é cofundadora do Dibradoras, canal sobre mulheres no esporte.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renata Mendonça

Este foi um ano para se lembrar ou esquecer?

Não dá para negar que 2020 foi de conquistas e muita luta, e em 2021 terá muito mais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A essa altura do ano seria comum ouvirmos nas propagandas de TV a tradicional voz de Simone naquela pergunta incômoda: então é Natal, e o que você fez?

Aparentemente, tiveram o bom senso de não tocá-la num ano tão difícil, desafiador, em que, se você tiver feito algo, já é um vencedor —aliás, sobreviver a 2020 é uma conquista, porque isso é algo que ao menos 187 mil pessoas no Brasil não conseguiram com a pandemia de Covid-19.

Foi, de fato, um ano para esquecer, ainda mais tendo que ouvir as asneiras que o presidente diz diariamente sobre a doença, sobre a vacina, sobre jacarés. Se bem que essas precisam ser muito bem lembradas nas urnas em 2022, principalmente para aqueles que achavam a escolha “muito difícil” em 2018.

E em meio a tudo isso, fiquei pensando numa forma de terminar esse ano com esperança. Porque, entre tantas coisas tristes, o ano também teve conquistas. No último fim de semana, por exemplo, tivemos overdose de futebol feminino na TV.

A final do Gaúcho com o Gre-Nal das gurias registrou audiência bem maior do que a normal para o horário na RBS TV. A decisão mineira ficou ainda mais bonita acontecendo no Mineirão. E o título do Paulista teve atuação de gala do Corinthians transmitida na TV aberta e fechada, no rádio e nas redes sociais.

O protagonismo feminino cresceu em campo e também fora dele, nas transmissões. Em 2020, dois dos principais canais de televisão do país contrataram narradoras —uma que já estreou (Isabelly Morais, na Band) e outra que ainda vai estrear (Renata Silveira, na Globo). Ouvimos neste ano também Natália Lara, na Cultura.

Há mais mulheres comentando jogos e participando de bancadas esportivas. Em São Paulo, a principal premiação do jornalismo esportivo elegeu Ana Thais Matos como melhor comentarista ao lado de Alexandre Lozetti. Se antes as mulheres pareciam invisíveis nas redações, em 2020 elas passaram a ser vistas por terem conquistado um espaço que há tempos estavam merecendo.

Nesse sentido, ficou evidente nos últimos dias que ainda falta um avanço importante. Quando a gente olha para a repercussão da denúncia de racismo do meio-campista Gerson, quantos programas da TV tinham representantes negros para a discussão? Quantos textos dos jornais ou dos sites tinham editores, repórteres negros?

Não é que só eles tenham que falar sobre isso —é dever de todos, inclusive e principalmente nosso, dos brancos, falar de racismo.

Mas esse cenário reflete um problema grave que por muito tempo foi ignorado: a ausência de negros nas redações esportivas. Em postos de comando. Em postos de destaque.

Como é o caso de Karine Alves, que comanda o Troca de Passes há alguns meses já com maestria. E no último domingo (20), mais do que genial, sua participação no debate foi imprescindível.

Ao comentar o caso de Gerson, ela foi bastante didática para os que ainda insistiam em pedir para que a discussão fosse sobre o jogo, e não sobre a denúncia do jogador do Flamengo. “O racismo não é questionável, ele é indefensável. Jornalismo é trazer o que é notícia, e isso é notícia. Não tem nada a ver racismo com ideologia. Racismo é crime”, disse.

Não é para falar sobre racismo que a presença de Karine e de outros jornalistas negros e negras se faz necessária. Não é para falar sobre machismo que é preciso ter mulheres nas redações. É também por isso. E é, principalmente, para que um dia não seja mais necessário falar sobre nenhuma dessas coisas.

Não dá para negar que 2020 foi um ano de algumas conquistas e de muita luta. E, na luta, a gente se encontra em 2021.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.