Renata Mendonça

Jornalista, comenta na Globo e é cofundadora do Dibradoras, canal sobre mulheres no esporte.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renata Mendonça
Descrição de chapéu Futebol Feminino

Corinthians feminino entrará no seleto grupo de times históricos

Além de títulos, o time alvinegro somou 48 jogos consecutivos sem derrotas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No futebol, de tempos em tempos, surgem times que marcam época. Aqueles que, não só pelos títulos conquistados, mas pelo encanto que produzem em campo, serão para sempre lembrados.

Suscitarão a nostalgia dos “mendigos do bom futebol”, como bem definiu um dia Eduardo Galeano, convictos de terem sido privilegiados por verem a história sendo escrita diante dos seus olhos.

Tivemos o Santos de Pelé, Coutinho e companhia. O São Paulo de Telê Santana. O Flamengo de Zico. E, por que não, guardadas as devidas proporções, também o Flamengo de Jorge Jesus em 2019.

Não há exatamente um parâmetro para determinar os times que entrarão para o seleto patamar de “históricos”. Ainda mais difícil é dizer isso com esses times em atividade. Mas se eu tivesse uma única aposta para fazer hoje, colocaria todas as fichas no Corinthians atual –o feminino, claro.

A história das mulheres no futebol ainda é recente e carece de registros e imagens, além de sempre ter sido preterida em termos de estrutura oferecida pelos clubes.

Nas últimas décadas, talvez quatro times já tenham conseguido esse status de “históricos”: o Radar (RJ), na década de 1980; o Saad (SP), na década de 1990; o Santos de Marta, Cristiane e companhia, em 2009 e 2010; o São José tricampeão da Libertadores e do Mundial, do início dos anos 2010.

Eu ousaria já incluir nessa lista o Corinthians comandado por Arthur Elias e coordenado por Cris Gambaré. Desde 2016, quando o clube decidiu retomar o investimento no futebol feminino –primeiro numa parceria com o Audax, para depois assumir a gestão, em 2018–, foram dois títulos do Brasileiro, dois da Libertadores, um da Copa do Brasil e um do Paulista (podendo conquistar o segundo ainda neste ano).

Mas a questão nem é só título. É o que esse Corinthians está fazendo dentro de campo. Entre 2019 e 2020, o time alvinegro somou 48 jogos consecutivos sem derrotas. Resultado de um trabalho a longo prazo que teve investimento, ofereceu a melhor estrutura para as jogadoras e conseguiu chegar a um nível de preparo físico muito acima dos outros times no país. O primeiro jogo da final do Paulista mostrou bem isso.

Tudo bem que o horário da partida (às 11h em Barueri, com 30°C) não ajudou. Mas, se a Ferroviária conseguiu anular o poder ofensivo do Corinthians até os 37 minutos do segundo tempo, o que se viu nos dez minutos finais (considerando acréscimos) foi o Corinthians com o fôlego sobrando, enquanto as jogadoras do time de Araraquara tiveram uma queda de rendimento nítida.

A marcação ficou mais distante e deu espaços para que a equipe de Arthur Elias construísse a virada e uma ótima vantagem para o jogo da volta: 3 a 1.

Hoje, não há equipe feminina no Brasil que jogue um futebol mais bonito do que o do Corinthians. E que sustente esse nível de futebol por 90 minutos.

Com a ousadia de Arthur Elias ao colocar a goleira Lelê bastante avançada para participar da construção do jogo, o time consegue girar a bola e trabalhá-la muito bem para furar as defesas mais bem postadas. E tem um repertório ofensivo impressionante: gol de jogada construída de pé em pé, de bola parada bem trabalhada, de contra-ataque rápido... Enfim, difícil é o Corinthians sair de campo sem fazer gols (aconteceu quatro vezes neste ano).

Por tudo isso, algo me diz que daqui 20 ou 30 anos, com o futebol feminino ainda mais popularizado, estaremos ouvindo nos papos das mesas de bar: “Bom mesmo era aquele Corinthians do Arthur Elias”.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar o acesso gratuito de qualquer link para até cinco pessoas por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.