Renata Mendonça

Jornalista, comenta na Globo e é cofundadora do Dibradoras, canal sobre mulheres no esporte.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renata Mendonça
Descrição de chapéu
Renata Mendonça

Final do Paulista 2022 repete 2021, mas em contexto bem distinto

Diferentemente do que ocorreu no ano passado, Palmeiras é favorito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Palmeiras decidirão o título do Campeonato Paulista de 2022. Uma final idêntica à de 2021 e, ao mesmo tempo, muito diferente.

Na do ano passado, o favoritismo pendia um pouco (nem tanto, mas um pouco) para o São Paulo pela campanha irretocável que fez na primeira fase e pelo momento da equipe muito bem encaixada na forma de jogar de Hernán Crespo. Do outro lado, o Palmeiras vinha de um período extremamente desgastante, incluindo a viagem para o Mundial e nenhum tempo para respirar entre o fim de uma temporada e o início de outra.

Mas em 2022 a realidade é outra. Desde a final da Libertadores de 2021, o Palmeiras fez o seu planejamento para chegar a seu auge físico já em fevereiro para o Mundial. O time fez uma boa participação lá, competiu bem com o Chelsea (perdeu na prorrogação) e voltou ainda mais forte para a temporada.

O Palmeiras, de Danilo, está mais pronto do que o rival - Sebastião Moreira - 10.ago.21/Reuters

O São Paulo, por sua vez, começou 2022 titubeante. Já havia terminado 2021 de maneira melancólica, sem que Rogério Ceni tivesse conseguido encaixar o time, que lutou para não cair no Brasileiro. Mas a decisão de manter o ídolo no cargo foi acertada.

E, no imediatismo do futebol brasileiro, seria fácil mudar de ideia já no início ruim de Campeonato Paulista, em que o São Paulo, inclusive, viu-se fora da zona de classificação para as quartas de final no seu grupo. Mesmo com os reforços, o time demorou a engrenar.

O São Paulo que terminou 2021 com o pior ataque de sua história na era dos pontos corridos do Brasileiro chega à final do Paulistão com o melhor ataque da competição (24 gols marcados). Claro que estadual não é termômetro do que vai acontecer na temporada –vide o que aconteceu com o São Paulo no ano passado–, mas quem viu os primeiros jogos do time de Rogério Ceni no Paulista e viu os últimos percebe a clara evolução.

O Palmeiras de 2021 teve uma reclamação forte do técnico Abel Ferreira pela quantidade de gols sofridos no Brasileiro (foi a sexta pior defesa, com 43 gols tomados). "Não posso entrar em campo e sofrer gol da forma que estamos a sofrer. É falta de compromisso coletivo defensivo", disse, ainda na 23ª rodada. Em 2022, no Paulistão, o Palmeiras tem a menor média de gols sofridos da história da competição. A defesa da equipe comandada por Abel só foi vazada quatro vezes em 14 jogos.

Será o confronto do melhor ataque contra a melhor defesa do Paulista e também de dois times que aprenderam a usar muito bem a sua base.

Essa era tão vitoriosa do Palmeiras teve a participação direta das crias da Academia. Patrick de Paula, Gabriel Menino e Wesley foram alguns que se destacaram. No time atual, Danilo é peça essencial para o esquema de Abel Ferreira, meio-campista que marca, desarma, constrói, dá passes decisivos e até faz gol.

No São Paulo, as principais campanhas do time nos últimos anos tiveram meninos de Cotia como protagonistas. Em 2020, quando o clube brigou pelo título brasileiro, Brenner era artilheiro, Gabriel Sara despontou como grande promessa. Em 2021, o time campeão paulista teve gol de Luan ajudando a decidir na final contra o Palmeiras. Agora, de novo, os destaques do time ainda não são os badalados reforços, mas sim os meio-campistas Pablo Maia e Rodrigo Nestor, que sustentam a dinâmica de marcação e construção do time de Rogério Ceni.

A diferença é que o Palmeiras usa a base como complemento, o São Paulo aposta nela como solução –e muitas vezes sobrecarrega os meninos com essa pressão.

Não dá para negar que o Palmeiras de Abel Ferreira (com quase um ano e meio no cargo) é um time mais maduro, cheio de variações táticas e mais pronto para conquistar o título. A final é a mesma, mas o favoritismo em 2022 mudou de lado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.