Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira
Descrição de chapéu Copa do Mundo

Copa do Mundo se encaminha para uma final vegetariana

Tem tudo para ser um desses jogos que a gente já tem fastio de ver ainda na fase de grupos

Lisboa

Às vezes acontecia: éramos adolescentes e havia uma festa que parecia boa, mas, por uma razão qualquer, a galera mais legal não ia.

Igualzinho a esta Copa. A Holanda e a Itália nem responderam ao convite. A Alemanha foi, mas saiu logo. Grandes equipes, como Espanha, Argentina, Brasil e Portugal (cof, cof), também foram embora bem cedo.

Ainda vai acabar com um Bélgica x Croácia, um desses jogos que a gente já tem fastio de ver ainda na fase de grupos, quanto mais na final.

A atitude sensata é ser eliminado, como nós fizemos. Educadamente, perdemos por 2 a 1 e saímos. Não queremos ser vistos num evento mixuruca.

Estou preocupado com os garotos tailandeses que ficaram presos com o seu treinador numa gruta durante duas semanas e que, felizmente, estão agora a ser resgatados.

Radiantes por saírem da sua prisão subterrânea, vão certamente perguntar aos amigos e familiares: "Contem tudo, o que é que a gente perdeu? Já houve um Argentina x Alemanha? Um Espanha x Brasil? Cristiano Ronaldo, Neymar e Messi têm jogado bem?".

Quando lhes disserem que Croácia, Inglaterra, França e Bélgica vão decidir quem vai à final, pode ser um choque. Resistiram que nem heróis, agarraram-se à vida, foram retirados do ventre da terra como se fosse um segundo nascimento --e é este o mundo desinteressante e chato que temos para lhes apresentar?

Sim, ainda pode haver um Inglaterra x França na final. Mas não deixa de ser uma desilusão.

Os ingleses já venceram uma Copa, mas só porque ainda não havia VAR. E a França também foi campeã, e já esteve noutra final, mas sempre contra grandes potências, várias vezes vencedoras da Copa.

A picanha é Brasil, Itália, Alemanha, Argentina. Um Brasil x Alemanha, como em 2002, é rodízio de picanha. A gente também aceita uma final de picanha com arroz, como um Brasil x França ou um Alemanha x Inglaterra. Mas Inglaterra x França é arroz e feijão. Não há picanha. É uma final vegetariana.

Parece que a Copa não quer melindrar sensibilidades. Antoine Griezmann, o francês que não celebrou o gol que fez aos uruguaios, deu o mote: gosta do Uruguai, por isso não festejou. Que brincadeira é essa? Quer dizer que a gente só festeja gols contra países que odeia? Pelo amor de deus, Antoine. Alegria não ofende.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.