Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira

Não há autoridades preocupadas em achatar a curva dos chatos da curva

Entre a primeira e a segunda vaga de opiniões sobre vagas, distaram apenas algumas horas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Primeiro, a diretora do Departamento de Saúde Pública da Organização Mundial da Saúde disse que uma segunda vaga do novo coronavírus era cada vez mais improvável. Depois, o diretor-executivo do programa de emergências sanitárias da mesma organização disse que temos de nos preparar para uma segunda vaga.

Entre a primeira e a segunda vaga de opiniões sobre vagas, distaram apenas algumas horas --o que, em princípio, indica que a posição de diretor de comunicação encarregado da definição do discurso oficial da OMS está vaga.

Entretanto, alguns especialistas lamentaram as posições contraditórias da OMS, dizendo que podiam transmitir uma mensagem confusa aos cidadãos, o que não é verdade. Todo mundo ficou com a ideia bem clara de que a OMS não faz a mais vaga ideia sobre a ocorrência de novas vagas. E isso pode não ser necessariamente mau.

Para fazer face à Covid-19 é importante estamos juntos, e nada reforça tanto a união como a constatação de que nenhum de nós sabe coisa alguma. Somos estudantes que não perceberam a matéria agrupados à porta da sala em que vai decorrer o exame. Sabemos que vai correr mal, mas encontramos algum conforto na ideia de que estamos juntos no descalabro.

Claro que alguns cidadãos não conseguem admitir que se sentem tão perdidos quanto nós e se agarram a duas ou três convicções na esperança de deixarem de fazer parte do grupo dos desnorteados. Esses cidadãos dividem-se em dois grandes grupos: os que alegam já ter tido a Covid e os que monitorizam toda a gente que já teve.

Ilustrução de labirinto semelhante ao do jogo Pac-Man em que os fantasmas são os vírus e uma pessoa se esconde
Luiza Pannunzio/Folhapress

Os primeiros recordam uma dor de cabeça esquisita que tiveram na segunda quinzena de novembro e concluem: "Já era o vírus, ainda sem nome, e eu bem disse que aquilo não era uma gripe normal". Houve uma primeira vaga imaginária que infectou alguns pioneiros. Felizmente, àquela altura o vírus ainda não era diabolicamente contagioso. De acordo com o que tenho observado, as pessoas que despacharam o vírus logo no final do ano passado sovaram-no em segredo com os seus anticorpos e não contaminaram nenhum dos seus entes queridos.

O segundo grupo é o das pessoas que mantêm gráficos no Excel, os atualizam diariamente com os novos dados, e aborrecem todos os que os rodeiam com comentários e conjecturas sobre curvas. E, infelizmente, não há autoridades preocupadas em achatar a curva dos chatos da curva.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.