Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira
Descrição de chapéu

Coisas que nunca acontecem na realidade ocorrem em todos os filmes

A ficção não imita a vida, imita-se a si própria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O antigo major vai ter com Rambo, que está aposentado. É sempre um antigo major, e o herói está sempre aposentado. Rambo está a praticar uma atividade violenta mas não bélica como, por exemplo, rachar
lenha. Assim a gente vê que, apesar de aposentado, ele ainda mantém o vigor de antigamente.

O major diz que precisa muito do Rambo, pois só ele pode resolver uma questão qualquer no Afeganistão, e é fundamental agir depressa porque em breve as guerras serão travadas por drones, operados a partir dos Estados Unidos por magrelas com jeito para videogames, e deixa de haver filmes de ação.

Mesmo sabendo que o mundo depende disso, Rambo se recusa a ajudar. Depois acontece alguma coisa que transforma uma intrincada situação geopolítica num caso pessoal, e só então Rambo decide comprar a passagem para o Afeganistão. Que fastio é esse? Porque é que os heróis dos filmes têm de ser convencidos a ser heróis? A gente já sabe que eles vão aceitar, caso contrário o filme teria apenas dez minutos.

(“Vem, Rambo.”

“Não quero, major.”

“Ah, que pena. Bom, mas valeu a pena tentar.”

Fim.)

homem segura mulher pela cintura romanticamente
Luiza Pannunzio/Folhapress

Portanto, é uma perda de tempo. E faz com que a gente tenha menos interesse no filme. Rambo acaba por ir, mas contrariado. Ele não queria mesmo ajudar os mujahidins. Queria estar a rachar lenha na sua fazenda. Muitos filmes são a história de vencedores que resistem a lutar e de vencidos que não resistem a aplaudir.

Outro herói, chamado Rocky (aliás, muito parecido com Rambo), também não quer lutar com Ivan Drago.

Só quando o russo mata o seu melhor amigo é que Rambo compreende que a melhor maneira de demonstrar a superioridade do imperialismo americano sobre o imperialismo soviético é dar uma surra em Drago envergando uns calções com a bandeira dos Estados Unidos. E então os russos não resistem a aplaudir.

Depois de Rocky vencer Drago, um dirigente soviético começa a aplaudi-lo, primeiro um aplauso lento e solitário. E a seguir mais dois ou três dirigentes aplaudem, e de repente toda a plateia aplaude e se levanta. Sempre por esta ordem: primeiro um, sozinho e devagar; depois mais dois ou três, um pouco mais rápido; no fim, todos ovacionando, de pé.

São coisas que nunca acontecem na realidade, e no entanto ocorrem em todos os filmes.

A ficção não imita a vida, imita-se a si própria.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.