Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira
Descrição de chapéu

Apelido 'tchutchuca do centrão' foi como facada na dignidade de Bolsonaro

Conceito surpreendeu cientistas políticos, mas geraria debate mais profundo com Montesquieu, Locke ou Marx

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O aparecimento fulgurante do até aqui desconhecido conceito de "tchutchuca do centrão" surpreendeu cientistas políticos de todo o mundo.

Vale a pena registrar um breve historial da ideia, enquanto os acontecimentos estão ainda frescos na nossa memória, para benefício de estudiosos e investigadores futuros.

Luiza Pannunzio desenhou o ainda presidente do Brasil sorrindo numa foto 3 x 4 - uma referência a imagem que estará na urna eletrônica nas eleições 2022. Acima do desenho está escrito: TchuTchuca do centrão (a)versão sorrindo.
Luiza Pannunzio

O conceito foi postulado durante um debate que opôs o presidente do quinto maior país do mundo e um youtuber vestido com uma camisa do São Paulo Futebol Clube. Não costuma ser o ambiente em que surgem ideias políticas inovadoras, mas pode passar a ser.

Parece-me evidente que Montesquieu, Locke e Marx teriam produzido pensamento mais denso se tivessem tido a oportunidade de debater regularmente com um torcedor do São Paulo.

O produtor de conteúdos começou a discussão de um modo pouco imaginativo, argumentando que Bolsonaro era vagabundo, covarde e safado. O presidente do Brasil resistiu bravamente a responder e entrou na sua viatura oficial.

Mas depois o influenciador apelidou Bolsonaro de "tchutchuca do centrão", e foi aí que o presidente do Brasil saiu do carro para ir tentar confiscar o celular com que o youtuber filmava a cena.

Tendo em conta que todos pudemos ver o vídeo, é improvável que tenha conseguido. Não é a primeira vez que um dirigente político pretende apreender os meios com que os cidadãos exprimem e divulgam as suas opiniões. Acontece que os dirigentes políticos que têm essa inclinação não costumam fazer o confisco pessoalmente.

Eu sou um democrata, pelo que nunca fui fã da polícia política. Mas, uma vez que ela evitaria que nós víssemos o presidente do Brasil a lutar com um youtuber por causa de um celular, começo a ser sensível à sua utilidade. Nas eleições passadas, Jair Bolsonaro levou uma facada na barriga.

Nestas, já levou uma facada na dignidade. À barriga ele pôde ser operado; a dignidade não parece ter conserto.

Wilker Leão irrita Bolsonaro com críticas - Reprodução/G1

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.