Ricardo Melo

Jornalista e apresentador do programa 'Contraponto' na rádio Trianon de São Paulo (AM 740), foi presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Melo

Bolsogatos

A hipocrisia dos que defendem genocidas em nome da história

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma turma de “colunistas neutros e de esquerda”, além da mídia oficial, tomou conta da imprensa para condenar o incêndio da estátua de Borba Gato em São Paulo. Os principais argumentos: “Isso só favorece os bolsonaristas que condenam a violência”; “a história não pode ser apagada”; “cada coisa a seu tempo” e assim por diante.

Um pouco mais e os mesmos escribas vão defender que o Minhocão em São Paulo volte a se chamar Artur da Costa e Silva, ditador de um dos períodos mais tenebrosos do Brasil. Ou uma homenagem em mármore a Jair Bolsonaro como primeiro acusado de miliciano a sentar no Planalto.

No mundo afora, desafortunados pela voracidade capitalista têm atacado “monumentos” que idolatram responsáveis pela situação de caos que o mundo –sim, o mundo— conhece atualmente. É uma reação mais do que compreensível. Trata-se de momentos em que a revolta diante da decomposição das condições de vida procura um meio de se manifestar.

Examinemos o Brasil. O problema mais exposto é o genocídio promovido pelo governo no caso da pandemia. O boicote à vacinação e às medidas de proteção são crimes passíveis de punição internacional.

Todas as evidências indicam que a imunização antecipada poderia ter evitado centenas de milhares de mortes. Em vez disso, sabe-se hoje que o governo Bolsonaro e seus asseclas trocaram a saúde do povo por uma rede de propinas em torno de vacinas.

Atrasaram o quanto puderam a compra dos medicamentos e campanhas de prevenção. Resultado: mais de 500 mil mortos, a maioria gente pobre e desassistida. O problema diminuiu? Cerca de nove capitais simplesmente suspenderam a aplicação de doses por falta de imunizantes –para não falar de inúmeras cidades menores.

Enquanto isso, 16 milhões de doses permaneciam estocadas nos armazéns federais. Aos que procuram a segunda dose a resposta vem sendo a mesma: “Procure noutro posto”. Qual? Vire-se como pode.

Na área do emprego e da miséria, a situação é desesperadora. Os números não param de crescer. É mentira que seja culpa da pandemia. Antes da Covid, em 2019, o Brasil exibia o vistoso crescimento de...1% (um por cento!) O país, depois de vários anos, voltou a figurar no território da fome nas estatísticas internacionais.

O exemplo mais degradante são as pessoas que vão atrás de ossos de animais para fazer refeições antes destinadas a animais. O preço dos alimentos básicos ultrapassa 30%, a inflação oficial bate em 9% e os aumentos salariais (para quem tem emprego) mal passam de 2%.

Não há mais ministério de nada. O superministro da Economia é um morto-vivo, ou um vivo morto (à escolha do freguês). Paulo Guedes acaba de perder a área do Trabalho e Previdência. O único emprego garantido, além do de Guedes, foi o de Onyx Lorenzoni, o ministro que abocanhou mais um cargo. Um portento. Deve ter muito segredo escondido na cartola.

Haveria muitos mais exemplos a citar, como a situação do Ministério da Educação, do CNPq. Ambos estão literalmente abandonados. O Enem tem o menor número de inscritos da história. No MEC, nem os computadores funcionam. A Secretaria da Cultura está nas mãos de um arrivista que mal sabe por que viaja e quem homenageia; apenas sabe que terá direito a diárias polpudas para representar a si mesmo à custa do dinheiro público.

Sim, Bolsonaro rendeu-se ao centrão, uma tropa de parlamentares à venda desde sempre. Há “articulistas” que comparam esta negociata com o apoio que Lula obteve do bloco. Preguiça de pensar ou alinhamento de nascença.

Os resultados do governo Lula não se comparam aos objetivos de Bolsonaro. Durante o governo petista, o salário mínimo aumentou, houve o Bolsa Família, universidades foram inauguradas, a educação foi prestigiada, a miséria e a fome despencaram, o emprego aumentou, respeitou-se a democracia, a diversidade social e de gênero aconteceu e o PIB, com o que os “especialistas” de plantão se preocupam, disparou.

Tudo o que Bolsonaro combate e quer destruir, como um Borba Gato redivivo. Pena que o fogo na estátua acabou antes do serviço completo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.