Ricardo Melo

Jornalista e apresentador do programa 'Contraponto' na rádio Trianon de São Paulo (AM 740), foi presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Melo

Que tal falarmos do nariz do Luciano Huck?

Com morte de Marília Mendonça, pseudo telejornalismo brasileiro desce ao esgoto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Confesso que não conhecia, salvo referências indiretas, o trabalho de Marília Mendonça. Gosto de música, meus rádios ficam ligados o dia inteiro, mas o gênero sertanejo nunca foi dos meus preferidos. Não sou hipócrita.

Penitencio-me como jornalista por não me aprofundar em um fenômeno musical internacional. Não para falar bem ou criticar, mas por desconhecer a dimensão da cantora/compositora e tentar entender os motivos de seu sucesso.

Marília Mendonça em show em 2019
Marília Mendonça em show em 2019 - Divulgação

Então passei o fim de semana ouvindo alguém que eu desconhecia de fato. Assisti a inúmeros especiais dedicados a alguém que tão jovem foi vítima de tamanha tragédia.

Descobri quanto tempo perdi dedicado à política, bandidos engravatados e candidatos a tanto –embora estes sejam, infelizmente e por dever de ofício, minha matéria-prima.

Marília trouxe à tona em suas composições e canções um universo escondido por trás de um machismo insuportável, herdeiro do escravismo e patriarcalismo que até hoje sobrevivem no Brasil.

Veja só: quem melhor interpretava os sentimentos das mulheres, segundo celebravam (e celebram) "especialistas de ocasião", até então era um homem. Chico Buarque de Hollanda.

Mas nada se compara à cobertura canhestra que telejornais e colunistas de segunda, terceira ou quarta.

Luciano Huck superou-se a si mesmo na própria insignificância no programa deste domingo. "Ela estava tão magrinha", referindo-se ao shape de Marília. Como se isto fosse o importante na carreira vitoriosa que ela trilhou desde a adolescência.

Sou de uma geração em que as "formas" nos foram impingidas como exemplos de beleza e sucesso.

Felizmente os tempos querem mudar e estão mudando. O empoderamento feminino vem se impondo. Não era sem tempo.

Em séculos passados, o homem gordo e barrigudo era sinal de sucesso. Depois, as modelos anoréxicas viraram exemplo de triunfo. Hoje, pensávamos que o caráter, afeto e o companheirismo tinham superado tudo isto.

Nada disso. Temos Lucianos Hucks espalhados e alimentados por um retrocesso sem precedentes. Gente como JMB (dito Bolsonaro) gabou-se de ter um apartamento em Brasília para "comer gente".

Imaginem a situação: "apesar do nariz avantajado, perfil discutível, de ser herdeiro de milionários e mal manejar o português, Luciano Huck nos deixou".

O que falariam nossos "especialistas"?

Angélica que se cuide com a balança.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.