Roberto Dias

Secretário de Redação da Folha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Roberto Dias

O foro privilegiado do Facebook

Políticos ficarão isentos de boa parte das regras sobre postagens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O código penal facebookiano ganhou nesta semana outro capítulo duro de engolir. Políticos, esses espécimes tão puros, ficarão isentos de boa parte das regras sobre postagens.

Essas normas regulam temas como violência, nudez e conteúdo cruel. Entra aqui o discurso de ódio, definido como “incentivo à exclusão ou segregação”. Não está claro se um político que disser que alguém deveria voltar ao país de origem, como fez Donald Trump, ganhará tal status. Tampouco está claro quem será rotulado como político. Mas está claríssimo que a ideia é não tirar do ar o que um deles postar.

“Não é nosso papel interferir quando políticos falam”, diz o Facebook. Parece que as campanhas de desinformação foram obra de marcianos.

Logo do Facebook - Lionel Bonaventure - 29.abr.2018/AFP

Para piorar, a empresa formula seu próprio conceito de democracia. Diz que ajustará esses critérios de acordo com sua avaliação sobre cada país e da liberdade de imprensa que enxergar nele.

A política de foro privilegiado foi anunciada por Nick Clegg, ele próprio um ex-político.

No Reino Unido, ajudou a cultivar o caldo dessa beleza chamada brexit.

“Para usar o tênis como analogia, nosso trabalho é assegurar que a quadra esteja pronta —a superfície lisa, as linhas pintadas, a rede na altura correta. Mas nós não pegamos a raquete e jogamos. Como os jogadores atuam é problema deles, não nosso.” O executivo do Facebook só não disse que os políticos começam cada game ganhando por 40 a 0.

A analogia é péssima. Não dá conta da gravidade da situação e desvia o foco do absurdo maior: tal como estruturado, o sistema das redes sociais provoca a criação de regras próprias, inclusive de censura, porque ele é, em si, um obstáculo à aplicação da lei vigente no mundo fora delas.

Cada erro do Facebook puxa o seguinte —a ladeira argumentativa da empresa só poderia mesmo criar uma bola de neve. Clegg, na sua cadeirinha, só quer ver mais um set antes da avalanche.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.