Robson Jesus

Viajante, empreendedor digital especializado em gestão de projetos e futuro recordista mundial ao visitar os 196 países do mundo

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Robson Jesus

Cruzei da Tailândia para Laos de canoa

Quando me deparei com a simplicidade do tal barco, percebi que a viagem seria emocionante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando eu estava visitando o Vietnã, meu oitavo país, fiz amizade com Jairo Lins. Ele me convidou para atravessar a fronteira da Tailândia para Laos de barco, utilizando o rio Mekong. Ele nasce no Tibete e vai até o Vietnã, sendo o principal rio do Sudeste Asiático. Pois bem, marcamos de nos encontrarmos na cidade de Pequim, lugar onde tínhamos passado meu aniversário juntos, e de lá fomos de avião com destino a Chiang Mai, na Tailândia.

Robson Jesus na canoa que o levou da Tailândia ao Laos pelo rio Mekong
Robson Jesus na canoa que o levou da Tailândia ao Laos pelo rio Mekong - Acervo pessoal

Chegamos à cidade durante a madrugada e, quando amanheceu, pegamos um ônibus para Chiang Khong. Eu estava um pouco ansioso e curioso, porque seriam dois dias de viagem pelo rio Mekong até chegar à cidade de Luang Prabang. Eu fiquei surpreso ao chegar ao píer de Huay Xay, porque foi quando me deparei com a simplicidade do tal barco. Naquele exato momento, notei que meu pensamento foi: "com certeza essa viagem será emocionante".

Viajante quer visitar todos os países do mundo

Ele busca bater recorde e ser o primeiro homem negro a pisar em todas as nações

Eu, Jairo e outros viajantes estrangeiros iniciamos o percurso às nove horas da manhã, com o barco que tinha capacidade para aproximadamente 50 pessoas. No primeiro dia de viagem o barco foi parando em vários vilarejos, a fim de transportar os moradores locais –ele é muito utilizado como meio de transporte nessa região. Observar aquele horizonte foi espetacular, me proporcionando a sensação de ter voltado para épocas em que a natureza era quase intocável. Tudo o que tínhamos para fazer naquele momento era aproveitar a viagem, apreciar a floresta, o rio e trocar olhares e sorrisos com moradores locais.

A viagem durou dez horas, o que não foi nada ruim diante daquele cenário verde, com animais, casas de madeiras e um pôr do sol que não esquecerei tão rápido. Por volta das seis horas da noite, eu cheguei à pequena cidade de Pakbeng, de aproximadamente 2.000 habitantes. Como não queria me locomover muito, reservei um quarto perto do porto mesmo. Já me sentia cansado, então um quarto pequeno, chuveiro com água quente era o suficiente para mim.

Jairo e eu decidimos dividir o quarto e, após guardarmos nossas mochilas, fomos conhecer um pouco mais daquele vilarejo. Vimos pessoas extremamente acolhedoras e tivemos um choque cultural enriquecedor. Pudemos sentir o gosto da comida caseira: arroz, frango e legumes. Também experimentamos uma cerveja que era fabricada ali mesmo na região.

No dia seguinte, acordamos às sete horas da manhã e seguimos viagem em outro barco, mas com a mesma estrutura. Nosso piloto, o senhor Abiduh, compartilhou um pouco da sua história. Ele fazia aquele mesmo trecho há 12 anos. Era perceptível que amava o seu trabalho, que também sempre foi a principal fonte de renda para sustentar sua família.

Ao longo da viagem, passamos a realizar as paradas nos vilarejos para fazer pequenas refeições. Foi uma experiência inesquecível, e o que mais me marcou foi ver a felicidade tímida daquelas crianças jogando baralho enquanto navegavam pelo rio Mekong. Quase chegando ao nosso destino, Luang Prabang, paramos às margens do rio para visitar Pak Ou. Uma pequena caverna que abriga mais de 4.000 pequenas estátuas de Buda, todas levadas por devotos. Quando a viagem chegou ao fim, não tive dúvidas que aquele trecho se tornaria uma das minhas recomendações a todos os viajantes. Portanto, vão de canoa para Laos.

Robson Jesus é viajante, empreendedor digital especializado em gestão de projetos e quer ser o homem mais rápido a visitar todos os países do mundo

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.