Rômulo Saraiva

Advogado especialista em Previdência Social, é professor, autor do livro Fraude nos Fundos de Pensão e mestre em Direito Previdenciário pela PUC-SP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Rômulo Saraiva
Descrição de chapéu Previdência

Desprezo do INSS pela invalidez garante revisão

Segurado que tem doença incapacitante antes de 2019, quando a reforma da Previdência passou a valer, pode rever o benefício e ganhar mais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Historicamente, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sempre teve dificuldade de reconhecer de imediato a invalidez alheia. Embora a legislação autorize que ela possa ser sumariamente declarada na primeira perícia, a equipe médica do instituto costuma ter postura conservadora nesse assunto.

É como se os médicos nutrissem a esperança de que algo revolucionário na medicina viesse a acontecer ou mesmo ocorresse resposta do segurado ao tratamento apta a adiar decisão de tirá-lo do mercado de trabalho.

O problema dessa demora é que, muitas vezes, o segurado encontra-se inválido, mas não é reconhecido como tal e fica recebendo indevidamente o benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença.

0
Aposentadoria por incapacidade permanente, antiga aposentadoria por invalidez, é concedida a segurado que fica incapaz para o trabalho de forma permanente - Rivaldo Gomes - 23.mar.23/Folhapress

Nos casos em que a invalidez surgiu antes de novembro de 2019, essa circunstância justifica revisão para aumentar o valor do benefício previdenciário.

Em 12 de novembro de 2019, a reforma da Previdência promoveu uma distinção na base de cálculo entre os benefícios por incapacidade temporária e por incapacidade permanente, principalmente em se tratando de doenças não relacionadas ao trabalho.

Nesses casos, o prejuízo pode ser de até 40%. Têm muitos segurados que se tornaram inválidos antes de 2019, mas a perícia do INSS só reconheceu a invalidez depois, gerando pagamento menor.

Quem ainda está recebendo o auxílio por incapacidade temporária até a presente data, mas se encontra inválido antes de novembro de 2019, pode pedir ao INSS o reconhecimento da invalidez com data pretérita, a fim de aumentar a renda.

Por outro lado, quem já recebe a aposentadoria por incapacidade permanente com data posterior a novembro de 2019 pode se enquadrar na revisão para aplicar a norma antiga. O cálculo do benefício por incapacidade deve respeitar os critérios da legislação da época que surgiu o fato gerador, isto é, a doença que impede o exercício profissional.

Antes da vigência da emenda constitucional 103, publicada em 13 de novembro de 2019, o segurado que comprovou o recebimento do auxílio-doença (provando a qualidade de segurado e carência) e já preenchia as condições para a concessão da aposentadoria por invalidez tem direito à revisão com base na norma vigente à época (art. 44 da lei n. 8.213/91), mesmo quando o benefício for concedido posteriormente, por se tratar de direito adquirido.


É evidente que para poder reconhecer esse direito é importantíssimo que o segurado tenha documentos históricos apontando a invalidez antiga, a exemplo de laudos médicos, exames, receituário. Nem sempre a perícia feita tardiamente conseguirá chegar à conclusão com precisão do estágio do problema de saúde apresentado no passado.

Muitos médicos peritos não gostam de dar palpite de quando começou a data do início da incapacidade, principalmente de situações de quatro ou cinco anos passados. Na dúvida, é preferível guardar documentos que mostrem a existência da invalidez antiga.

A estratégia pode melhorar muito o valor do benefício.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.