Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro
Descrição de chapéu

Inspiração macabra

O vestido de Kate Middleton lembra o de 'O Bebê de Rosemary'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ninguém mais pode dar um passo em falso, fazer-se de sonso ou fingir que não fez. Sempre haverá alguém para enxergar o que milhões de outros não viram ou não se deram conta. O último exemplo é o vestido usado por Kate Middleton à porta do hospital em Londres onde, poucas horas antes, no dia 23, ela dera à luz o príncipe Louis Arthur, filho de William, herdeiro da coroa britânica. Alguém descobriu e jogou no online que aquele vestido vermelho com gola de renda bordada era igual ao usado por Mia Farrow no filme “O Bebê de Rosemary”, de 1968.

Não entendo de vestidos, mas gosto de histórias de terror, e “O Bebê de Rosemary”, tanto o romance de Ira Levin quanto o filme de Roman Polanski, conta uma das maiores de todos os tempos. Para quem não se lembra, Rosemary é uma jovem mãe que, sem saber, foi inseminada por um congresso de bruxos e carrega dentro dela o filho do Diabo. Mas a ideia de que a bela Kate possa estar repetindo o destino de Rosemary e de que o filho das Trevas logo estaria saracoteando pelo Palácio de Buckingham deixa longe o próprio Levin. 

Príncipe William e Kate Middleton em frente ao hospital em que nasceu o terceiro filho deles, Louis Arthur Charles, em Londres
Príncipe William e Kate Middleton em frente ao hospital em que nasceu o terceiro filho deles, Louis Arthur Charles, em Londres - Isabel Infantes/AFP

É o mesmo vestido e, se duvida, veja o filme. Rosemary o usa durante seis minutos, de 1h17min a 1h23min da projeção. A diferença é que este foi criado pela figurinista Anthea Sylbert, como se pode ler nos créditos. O de Kate Middleton foi assinado por Jenny Packham. Eu disse assinado —parece ter sido a única alteração feita por Packham em relação ao original.

Talvez não seja um plágio puro e simples. Para alguns, a própria Kate pode tê-lo encomendado de propósito —com o que revelaria um macabro, mas maravilhoso senso de humor, digno das melhores tradições da família real inglesa desde Henrique 8º.

Por que não? Em seu parto anterior, o da princesa Charlotte, Kate transportou-a num carrinho de bebê de modelo antigo, também idêntico àquele em que Rosemary embalou seu recém-nascido diabinho.

Mia Farrow em cena do filme "O Bebê de Rosemary"
Mia Farrow em cena do filme "O Bebê de Rosemary" - Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.