Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Risco de desaprender

Os torcedores do Flamengo temem pela exposição de seus jogadores ao afetado titês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A lista do treinador Tite para a seleção que vai disputar as primeiras rodadas das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 sairá nesta sexta-feira. Para os comentaristas, vários jogadores do Flamengo, pelo futebol acachapante que estão jogando, merecem ser convocados. Os comedidos falam em Gabigol, Bruno Henrique, Gérson, Everton Ribeiro e Rodrigo Caio. Outros citam os laterais Rafinha e Filipe Luís e o goleiro Diego Alves. E os radicais sugerem que se chame o time inteiro do Flamengo, com Neymar no lugar do uruguaio Arrascaeta.

Nós, torcedores do Flamengo, escutamos tudo isso com alarme. Por nós, nenhum deles seria convocado. O Flamengo já tem uma agenda monstruosa este ano, com o Campeonato Carioca, a Copa do Brasil, o Brasileirão, a Libertadores da América e, quem sabe, o Mundial, para que nossos jogadores tenham de correr também por uma camisa que cada vez menos nos representa.

E não se trata de falta de patriotismo. Foi a CBF que, nos últimos 20 anos, dedicou-se a esvaziar, desidratar e extirpar da seleção brasileira o amor que o povo lhe dedicava. E fez isso com grande sucesso, ao envolver a seleção em seus negócios suspeitos, de amistosos inúteis contra adversários idem em países ibidem, convocações encomendadas, dirigentes dublês de empresários e, claro, pelos fiascos, um deles sete-a-único, em jogos decisivos. Que moral tem a CBF para desfalcar e desfigurar o Flamengo, ou qualquer outro clube, em meio a uma temporada estafante?

E nosso medo não fica por aí. Tememos que nossos craques, habituados aos ensinamentos diretos e vitoriosos de Jorge Jesus, sejam expostos à presunção, arrogância e afetação de Tite e a ouvir asneiras em titês como "treinabilidade", "extremos desequilibrantes", "jogador de beirada", "atacante terminal" e "sinapses do último terço". 

Sob Tite, nenhum grande craque está a salvo de desaprender.

Gabigol comemora gol no Maracanã - Alexandre Neto/Photopress/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.