Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Os donos da última palavra

Os militares se acham melhores do que nós, os paisanos; um livro explica por quê

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Militares costumam ser filhos de militares, netos de militares e pais de militares. Estudam em colégios militares, moram em vilas militares, frequentam clubes militares, casam-se com filhas de militares e comparecem às mesmas cerimônias militares. Ouvem a mesma música militar, assistem aos mesmos desfiles militares e absorvem os mesmos discursos militares. A Vila Militar, bairro da zona oeste onde moram 6.000 militares aqui no Rio, fortemente guardado, é um oásis. Há anos não tem um tiroteio. Anda-se por suas ruas a qualquer hora. Que bom.

Os militares se acham melhores do que nós, os paisanos. E devem ser mesmo. Têm crédito imobiliário próprio, direito à aposentadoria mais cedo e sistemas especiais de educação e saúde. Têm também uma Justiça exclusiva para se julgarem uns aos outros, o que lhes faculta infringir suas próprias regras, uma delas a proibição de militares da ativa de fazerem declarações políticas. É proibido, mas fazem. Militares jamais reconhecem que erraram. Qualquer crítica a eles é vista como revanchismo.

Como disse um general: "Todos os militares têm a mesma estrutura mental, o que os leva a, diante de um impulso, reagirem de forma padronizada. Os civis não. Cada um vê o problema por um ângulo diverso." Está vendo? Somos um caos, vemos os problemas por ângulos diversos.

Os militares acreditam que o artigo 142 da Constituição faz deles o poder moderador da República, donos da última palavra. Daí que, na composição de um ministério por um novo presidente, todo cuidado é pouco. A escolha de um ministro da Defesa tem de ser feita na ponta dos pés para não desagradá-los. E só deve ser nomeado depois de aprovado por eles. Enfim, nada de atiçar as fardas.

Aprendi tudo isso sobre os militares no excepcional livro "Poder Camuflado", de Fabio Victor, recém-lançado. Os militares também deviam lê-lo, para aprender sobre os militares.

O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia do Dia do Exército, com a Imposição da Ordem do Mérito Militar e da Medalha Exército Brasileiro - Gabriela Biló/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.