Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Um brasileiro chamado Garrincha

No Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, Brasil ainda faz de conta que o problema não existe

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O álcool é responsável por 4% das mortes no mundo. Nos últimos anos, a porcentagem de brasileiros que bebem pelo menos uma vez por semana cresceu de 23,9% para 26,4%. A ingestão de álcool no Brasil é 30% dramaticamente superior à média mundial. Ao mesmo tempo, o país não se empenha em campanhas para a redução da bebida e restrição da propaganda. E o "aprecie com moderação", engrolado às pressas pelo locutor ao fim dos comerciais de cerveja, é um escárnio —porque, se fosse possível a todo mundo "beber com moderação", não existiria o alcoolismo.

A OMS afirma que não há níveis seguros de consumo de álcool. Todos os consumidores estão sujeitos a dependência química, vários tipos de câncer, danos cerebrais e imunológicos e doenças hepáticas, cardiovasculares e gastrointestinais. Além dos distúrbios sociais, como a violência doméstica, no trânsito e nos bares, e o que isso provoca nas relações conjugais e familiares. E, se fracassa na prevenção, o Brasil é um desastre em termos de tratamento —o SUS, sozinho, não tem como dar conta do problema.

Com outras palavras e mais detalhes, essas informações estão no artigo de Ronaldo Laranjeira, psiquiatra paulistano especialista em álcool e drogas, "A pandemia negligenciada do álcool", na Folha de 18/2, Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. Exceto por seu texto, não vi outras demonstrações de combate naquele dia. O Brasil faz de conta que o problema não existe.

Por acaso, tenho aqui na mesa um número do extinto Pasquim, de 29/10/1969, trazendo uma entrevista com Garrincha. Alguém pergunta ao craque: "Você bebe, Garrincha?". Ele responde: "Todo mundo bebe, né? O negócio é saber beber. Eu gosto de tomar um negocinho. Mas é assim, limitado."

Era mentira. Em 1969, Garrincha já perdera organicamente o controle. Sua triste história, até à morte, em 1983, aos 49 anos, é o epitáfio de muitos brasileiros.

0
Garrincha, com Elza Soares, na apresentação do ponta ao Corinthians, em 1966 - Kanai/Acervo UH - Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.