Samuel Pessôa

Pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (FGV) e da Julius Baer Family Office (JBFO). É doutor em economia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Samuel Pessôa
Descrição de chapéu juros Selic Banco Central

Início do ciclo de queda da Selic

Política monetária ainda freará a atividade econômica por alguns meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Banco Central iniciou na quarta-feira (2) um ciclo de redução da taxa de juros. O corte da Selic era totalmente esperado. Havia dúvida quanto à magnitude. Poderia ser de 0,25 ponto percentual (pp) ou de 0,5 pp. O corte foi de 0,5 pp, levando a Selic a 13,25%.

O placar da votação do Comitê de Política Monetária (Copom) foi de 5 a 4. O presidente Roberto Campos Neto deu o voto de minerva se alinhando com os dois novos diretores indicados por Lula e na direção contrária à Diretoria de Política Econômica e à Diretoria de Assuntos Internacionais.

A informação mais importante do comunicado divulgado logo após a reunião foi que "em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário".

Fachada do Banco Central, em Brasília - Gabriela Biló- 14.abr.23/Folhapress

Apesar da divisão do Comitê quanto ao passo inicial, todos concordam que, se nada de diferente ocorrer, haverá até o final do ano mais três quedas de 0,5 pp, com a Selic fechando 2023 a 11,75%. Não muito diferente do que o apontado pelo Focus (expectativas de mercado) da semana passada, que marcava 12%. A simulação do Copom com esses parâmetros gera inflação a 4,9% em 2023, 3,4% em 2024, e 3,0% para 2025. A meta é de 3% ao ano. Logo, a inflação, segundo a simulação do BC, fechará 2024 0,4 pp acima da meta, e na meta em 2025.

Rigorosamente, o Copom deveria esperar uma reunião a mais para iniciar o ciclo de queda de juros. O juro seria um pouco mais elevado do que as pessoas esperariam, haveria uma revisão de toda a trajetória dos juros para 2024, o que seria suficiente para que a simulação do Copom para 2024 na próxima reunião se aproximasse mais de 3%.

No entanto, o Copom resolveu empregar o objetivo subsidiário de suavização do ciclo econômico, e iniciar o ciclo de queda agora. Como explicou no comunicado, "sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego".

Considero que o grande risco é o fato de o ciclo de queda da taxa de juros ter começado sem que o núcleo de serviços, conhecido por serviços subjacentes, tenha iniciado uma trajetória consistente de queda. Em 12 meses, o indicador acumula 6% e, no último trimestre, também rodou a 6% (na taxa anualizada).

É normal serviços girarem um pouco acima do IPCA, mas 6% é um pouco alto demais para uma meta de 3%; 4,5% seria compatível com a meta. A preocupação deve-se ao fato de o mercado de trabalho estar bem apertado. Segundo a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), o desemprego no segundo trimestre do ano fechou a 7,9%, um nível muito baixo. Os serviços subjacentes acompanham de perto o ciclo econômico.

De qualquer forma, e exatamente pelos serviços subjacentes ainda não terem iniciado uma trajetória consistente de queda, o Copom reforça no comunicado "a necessidade de perseverar com uma política monetária contracionista até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas". Ou seja, a política monetária ainda freará a atividade econômica por alguns meses.

Penso que a decisão foi normal e o que preocupa mesmo é o retorno da prática de controle do preço da gasolina pela Petrobras. Cheiro de nova matriz econômica no ar. Mas isso já é tema para outra coluna.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.