Sandro Macedo

Formado em jornalismo, começou a escrever na Folha em 2001. Passou por diversas editorias no jornal e atualmente assina o blog Copo Cheio, sobre o cenário cervejeiro, e uma coluna em Esporte

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sandro Macedo
Descrição de chapéu Futebol Carioca

Jesus brinca de Judas e tenta tirar emprego do amiguinho

JJ não consegue ficar sem trono e quer voltar para onde foi amado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Deveria ser um dia apenas de repercussão de jogos da Libertadores e da definição da final da Champions League, com a milagrosa classificação do Real Madrid diante do Manchester City de Pep Guardiola, que deve estar sem dormir até agora. Milagre é força de expressão, já que Jesus joga no City. O que o Real fez foi mais uma prova de que tem um pacto bem amarrado com o demo.

Mas eis que, em vez do diabo, todos falam de Jesus nesta quinta (5). Não o do City, mas o Jorge, aquele mesmo.

Depois de curtir o Carnaval em terras brasilis, o desempregado Jorge Jesus aproveitou o tempo livre para distribuir seu curriculum vitae. Na verdade, entregou só uma cópia mesmo, no Flamengo. Com uma cara de pau poucas vezes vista por aqui, deu prazo para o time do Rio recontratá-lo, ou não.

Em entrevista ao colunista do UOL Renato Maurício Prado, confessou: "Quero voltar, sim. Mas não depende só de mim. Posso esperar até pelo menos o dia 20. Depois disso, tenho que decidir minha vida".

Jesus deu prazo de 15 dias para ressuscitar - Mauro Pimentel - 26.fev.20/AFP

O Flamengo, como se sabe, contratou outro português há poucos meses, Paulo Sousa, em detrimento de Jesus.

É verdade que a classe de técnicos de futebol não é exatamente a mais unida do esporte bretão. Não foram poucas as vezes em que se ouviram rumores de treinadores negociando com clubes mesmo com outro técnico ainda empregado. Tem até a história de 2009, quando Muricy, comandante do São Paulo, disse que Cuca, no Flamengo, ofereceu-se ao presidente tricolor para assumir o clube paulista. Cuca sempre negou.

Talvez o tipo de atitude de Jesus seja normal no futebol português, mas não parece. A impressão é apenas a de que JJ não consegue ficar sem trono e quer voltar para onde foi amado. E dane-se quem estiver em seu caminho.

Do ponto de vista ético, alguns tentaram comparar o auto-oferecimento de JJ com a saída do próprio Paulo Sousa da seleção polonesa, quando deixou Lewandowski e companhia na mão para assumir o Flamengo. É completamente diferente. Sousa foi procurado e aceitou uma proposta que provavelmente era mais atrativa, e o cargo estava vago.

Já o patrício Jesus está dando uma de Judas, traíra. Quer tomar o emprego do amiguinho. Marcos Braz, o vice-presidente de futebol, por enquanto está bancando o Pôncio Pilatos e lavando as mãos. Agora é só esperar até o dia 20, prazo de Jesus para ressuscitar. O próximo jogo do Flamengo é contra o Botafogo, do português Luís Castro, e imagino viúvas de JJ torcendo para o rival.

Atualização - Round 38

Esta coluna agradece ao Athletico-PR por manter a previsão de 20 demissões na Série A firme e forte. Depois de dispensarem Alberto Valentim no round 1, demitiram Fábio Carille antes do round 5. A melhor definição que vi do período de 21 dias do professor Carille no emprego foi no Tá na Área, programa do SporTV: não deu tempo de pegar o vale-refeição. O contratado para a vaga foi Luiz Felipe Scolari. Caso não dê certo, depois do dia 20 pode ter mais gente à disposição.

Assim, vamos aos números atualizados. Demitidos: Brasileiros 4 x 1 Estrangeiros. Sobreviventes: Brasileiros 8 x 8 Estrangeiros.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.