Sandro Macedo

Formado em jornalismo, começou a escrever na Folha em 2001. Passou por diversas editorias no jornal e atualmente assina o blog Copo Cheio, sobre o cenário cervejeiro, e uma coluna em Esporte

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sandro Macedo
Descrição de chapéu Champions League

Nem a Champions League é imbrochável

No mundo do esporte, não há competição isenta de uma possível brochada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sempre duvide, querido leitor, querida leitora, quando disserem que alguém ou algo é "imbrochável". Aliás, vamos trocar o termo para "não brochante", só para se aproximar um pouco mais da língua pátria, afinal, a pátria está em semana de aniversário. Haja vela.

No maravilhoso mundo do esporte, não há competição isenta de uma possível brochada, nem a tão famosa e comentada Champions League se livra de deixar os fãs na mão vez ou outra.

Antes de começar a competição deste ano, que acabou de ter a primeira rodada, algum site trouxe uma manchete que dizia algo como "veja os seis jogos imperdíveis da primeira fase da Champions". Pronto, já brochei.

A competição que é tida como a melhor do mundo tem apenas "seis jogos imperdíveis" na primeira fase? Em 48? E olha que uma das tais seis partidas para ficar de olho era Real Madrid x Red Bull Leipzig. Uooouuuu, para tudo, Real Madrid x Leipzig.

O badalado Liverpool teve uma estreia brochante - Alberto Lingria - 7.set.22/Xinhua

A primeira rodada passou com boa atuação de alguns brasileiros de destaque da seleção (viva, Tite), incluindo Richarlison, Vinicius Junior e o intrépido Neymar, dando passe para o gol mais bonito do primeiro dia de competição (de seu inimigo íntimo Mbappé). Até o goleiro Alisson, que será titular na Copa, pegou pênalti na brochante estreia do badalado Liverpool, que perdeu de 4.

Entre os ricos ingleses, outro jogo brochante foi o do Chelsea, campeão do mundo contra o Palmeiras, que perdeu para o Dínamo Zagreb, um dos melhores Dínamos da atualidade. Se o Palmeiras tivesse enfrentado os londrinos na semana que passou, certamente venceria. Como têm administração à la brasileira, os Blues nem esperaram para ver a segunda rodada e demitiram o técnico alemão Thomas Tuchel —que na janela de transferência recém-encerrada teria barrado a contratação de Cris Ronaldo, o que brochou o novo dono do brinquedo.

E em terras brasilis? O Palmeiras empatou na última rodada com o Red Bull Bragantino, dando a impressão de que o campeonato pegaria fogo no terço final em uma disputa com o Flamengo. Mas no dia seguinte o rubro-negro também empatou, com o Ceará, em casa. Brochante, tanto para a torcida do time do Rio (imagino) como para o campeonato, que continua com o alviverde firme e forte rumo ao título.

Tropeço do Flamengo foi brochante para o Brasileiro - Sergio Moraes - 4.set.22/Reuters

Até no Aberto dos EUA, último Grand Slam da temporada, ficou um climinha brochante antes das finais que ocorrerão no fim de semana. Tudo porque, no feminino, a torcida lotou a quadra nas primeiras rodadas, para ver Serena Williams em seu último torneio —infelizmente, ela foi eliminada na terceira rodada. E no masculino (sem o antivacina Novak DjoCovid), Rafael Nadal caiu prematuramente nas oitavas de final, mesma fase que derrubou o ainda número um Daniil Medvedev.

Assim o torneio masculino deve ter na final Casper Ruud ou Karen Khachanov contra Carlos Alcaraz ou Frances Tiafoe. Renovação bacana e já necessária para a modalidade (Alcaraz vai ser um dos grandes nos próximos anos), mas um pouco brochante para o torcedor mais comum.

No maravilhoso mundo dos técnicos, a principal notícia dos últimos dias veio da Série B, não da A. O Grêmio contratou pela 94ª vez (mais ou menos) Renato Gaúcho. Em um programa de televisão, algum repórter querido disse que o professor Renato chegava "para sua missão mais difícil" no clube. Sério?

Com todo respeito aos rivais, mas o Grêmio em crise, jogando mal, demitindo técnico, tem seis pontos a mais que o primeiro time fora do G4 da Série B (que classifica justamente os quatro primeiros). Ou seja, o professor Renato chega para as dez rodadas finais podendo perder até cinco pontos em relação ao quinto colocado… Mais fácil que prova com consulta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.