Sandro Macedo

Formado em jornalismo, começou a escrever na Folha em 2001. Passou por diversas editorias no jornal e atualmente assina o blog Copo Cheio, sobre o cenário cervejeiro, e uma coluna em Esporte

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sandro Macedo

Round 38, versão 2023 (sem Jorge Sampaoli)

No ano passado, apenas seis técnicos conseguiram sobreviver às 38 rodadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Batatinha assando, 1, 2, 3". Começou um dos campeonatos nacionais que mais degola técnicos no mundo. E a versão 2023 já tem dois desfalques antes mesmo do início.

Dos 20 times da Série A do Brasileiro, dois resolveram estrear sem um professor para chamar de seu. O Flamengo (sempre ele) não conseguiu o Jorge que queria (Jesus), não teve tempo para registrar na Carteira de Trabalho o Jorge que arrumou (Sampaoli) e acabou estreando com o Jorge que estava passando (Mário). Sampaoli, portanto, não estará no comando durante as 38 rodadas —mas vai estrear líder, com 3 pontos.

Melhor ainda fez o Goiás, que demitiu Guto Ferreira uma semana antes da estreia no Brasileiro —o clube sentiu sua honra maculada pela perda do estadual— e continua sem técnico. Um amigo comentou que estão esperando acabar o Turcão para anunciar o novo técnico. Maldade.

Neste ano começamos a corrida com oito forasteiros (mais o argentino Sampaoli, que entra na rodada dois), um a menos que em 2022 —mas se o querido leitor, ou a querida leitora, quiser considerar o nome de Sampaoli, aí empatamos com o ano passado.

Jorge Sampaoli é apresentado como novo técnico do Flamengo
Jorge Sampaoli é apresentado como novo técnico do Flamengo - Mauro Pimentel/AFP

Porém aumentamos a quantidade de portugueses, são seis: Abel Ferreira (Palmeiras), Ivo Vieira (Cuiabá), Luís Castro (Botafogo), Pedro Caixinha (Bragantino), Pepa (Cruzeiro) e Renato Paiva (Bahia). Os argentinos Eduardo Coudet (Atlético) e Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza) completam o time internacional.

No ano passado, apenas seis professores conseguiram sobreviver às 38 rodadas, com vitória por 4 a 2 para os estrangeiros —seria 4 a 3, mas o Red Bull Bragantino demitiu Maurício Barbieri (hoje no Vasco) já nos acréscimos.

Da classe 2022, Abel, Castro e Vojvoda continuam no jogo em 2023. O luso Vítor Pereira, que completou as 38 rodadas pelo Corinthians, vai deixar saudade (se o Goiás tiver tratamento adequado para sogras, fica a dica).

Os dois brasileiros que foram até o fim sem perder o pescoço foram Rogério Ceni (São Paulo) e Dorival Jr. (que fez um mistão Ceará + Flamengo). Ceni continua firme e forte (ou não) no São Paulo. Dorival foi demitido do Flamengo após ganhar Libertadores e Copa do Brasil e pacificar o vestiário. Não pegou bem por lá. Com tantos feitos em 2022, Dorival está sem clube em 2023.

Talvez o número de degolas neste ano seja menor (sim, síndrome de Poliana). Não exatamente porque os dirigentes sejam mais profissionais, mas porque as multas rescisórias estão gigantes. E não é todo mundo que tem o orçamento generoso para demissões que o Flamengo tem (deve ser isso o que faz o "gerente de transição", que existe no clube do Rio).

No Atlético Mineiro, ficaram doidos para demitir Eduardo Coudet após uma entrevista da discórdia, na qual o treinador jogou merda no ventilador e ligou no máximo. Mas olharam o valor da multa e desistiram. Ainda assim, este escriba acredita que pelo menos um time que iniciou com treinador estrangeiro no comando vai cair neste ano. Não é secada, apenas proporção matemática.

Feito carioca

Moradores do Rio que foram à padaria na manhã de segunda querendo sacanear um coleguinha, se deram mal. Ninguém sacaneou ninguém. Nesta primeira rodada aconteceu um feito muito raro: os quatro grandes do Rio venceram seus jogos, com destaque para o Vasco, que conquistou três pontos contra o Atlético Mineiro fora de casa. Poucos conseguirão. Desde a 26ª rodada de 2018 que os quatro do Rio não venciam.

Frase para guardar

"A gente sabe que esse Campeonato Brasileiro é muito disputado. É um dos melhores campeonatos que têm no Brasil." (Alef Manga, atacante do Coritiba)

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.