Suzana Herculano-Houzel

Bióloga e neurocientista da Universidade Vanderbilt (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Suzana Herculano-Houzel

Melhor não ter piloto automático

Testei um Tesla e senti a sensação de estar no assento do motorista sem guiar o carro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fomos fazer um test-drive de um Tesla, eu e meus filhos. Não vou precisar trocar de carro por mais uns meses, mas tive a sorte de ter ambas minhas crias comigo todo o mês de janeiro e os dois ficaram empolgadíssimos com a perspectiva de experimentar tecnologia nova —e fazer campanha, claro que em seus interesses também.

Não que eles precisassem me convencer: já tive um carro totalmente elétrico e, agora que tenho placas solares em casa, a opção por me deslocar puramente às custas de energia renovável é óbvia.

Mas o assunto da vez é outro. Sim, sim, tem a potência surreal e instantânea da transmissão elétrica sem motor, o interior do carro espaçoso e todo clean, a ausência de mostradores no painel. Tudo isso já tinha me convencido há tempos (e não, não estou ganhando nada da Tesla —mas se o Elon Musk quiser me chamar para um bate-papo, o convite está aceito desde já!).

Interior de carro com painel eletrônico mostrando a pista
Carro elétrico Tesla - Evgenia Novozhenina/Reutes

O que eu queria mesmo experimentar era a sensação de estar no assento do motorista sem guiar o carro: o tão-falado piloto automático. Segui a orientação do representante (que não veio junto!) de “pressionar” duas vezes a alavanca que já estava em drive, com o carro em movimento... e pronto: o carro começou a fazer sozinho as curvas da estrada.

A sensação seria de mágica e até um certo temor, se não fosse a nuvem de alta tecnologia que nos cercava. Do banco de trás, meu filho rapidamente constatou que ainda se sentia em segurança, e identificou a razão: a tela gigante que faz as vezes de painel de controle mostrava uma silhueta do nosso carro centrado nas faixas da pista, mais todos os outros carros em movimento na estrada ao redor, monitorados em permanência —exatamente como o cérebro nos mantem em ação, tomando iniciativa e fazendo ajustes de acordo com a realidade representada pelos sentidos.

A informação mostrada no painel contribui para a sensação de ainda se estar no controle, embora o motorista não precise intervir. Bom, por alguns instantes; quando o sistema não detecta a leve pressão das mãos segurando o volante, ainda que apenas descansando nele, um alerta começa a piscar, e... bom, eu sou uma humana obediente, e com meus filhos no carro, não quis despertar a ira do sistema para descobrir o que acontece.

Gostei da segurança adicional, que evita trocas de pista descuidadas e impede acidentes por sonolência na estrada. Mas vejo a vantagem da estabilidade de um piloto automático apenas como o equilíbrio que o balanço de três poderes em princípio proporciona a um país. Não há como estar nós mesmos no controle de um sistema poderoso —sobretudo quando é grande o potencial de desgoverno por guinadas alheias súbitas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.