Sylvia Colombo

Historiadora e jornalista especializada em América Latina, foi correspondente da Folha em Londres e em Buenos Aires, onde vive.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sylvia Colombo
Descrição de chapéu
Sylvia Colombo

Por que deveríamos chamar Bukele de ditador?

Presidente de El Salvador governa em estado de exceção e persegue jornalistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, já avançou sobre o Legislativo e o Judiciário de seu país, persegue jornalistas, coleciona presos políticos e governa, há um ano, em um estado de exceção, que permite que suas forças de segurança levem para atrás das grades quem quiserem, incluindo menores de idade, muitas vezes sem julgamento prévio, deteriorando o Estado de Direito.

Durante a pandemia, nos centros de confinamento de pessoas suspeitas de estarem contaminadas com o vírus da Covid-19, Bukele já havia ensaiado a criação de lugares onde a lei não entrava, e uma pessoa poderia ser trancada por dias ou semanas sem nem mesmo fazer um exame.

A imprensa independente e organismos de direitos humanos, à época, apontavam para o uso das medidas sanitárias para controle político.

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, durante discurso em janeiro - Marvin Recinos 17.jan.2023/AFP

Os mesmos organismos também denunciaram abusos de direitos humanos nas prisões salvadorenhas mesmo antes de Bukele ter decidido —após um fim de semana do início de 2022 em que houve enfrentamentos violentos das chamadas "maras" (facções criminosas ligadas a cartéis de narcotráfico) e que resultaram na morte de mais de 60 pessoas— que construiria o que diz ser hoje a maior prisão das Américas.

Os primeiros traslados de presos a essa grande prisão ocorreram nas últimas semanas —veja neste vídeo e neste outro.

Eles mostram os presos quase como escravos esperando um barco para uma colônia distante. Filmados de todos os ângulos, como numa grande produção, os detidos, seminus, de olhar assustado, acorrentados e de cabeça baixa, evocam morbidez e algo de sadomasoquismo.

Não se pode criticar Bukele sem antes deixar claro que as "maras" castigaram o povo de El Salvador desde que nasceram, nos subúrbios de Los Angeles, com os filhos daqueles que haviam migrado por conta da guerra civil.

Nos anos Clinton, muitos de seus membros foram deportados e se encontraram com uma economia golpeada e deteriorada pelo conflito, na qual não teriam lugar.

A Mara Salvatrucha e o Barrio-18, grupos mais importantes, vinham sequestrando, matando e extorquindo o povo salvadorenho. Ter colocado um freio nas atividades dessas gangues rende a Bukele hoje uma popularidade de mais de 80%.

A questão é que amontoar pessoas em prisões, como Bukele está fazendo, em primeiro lugar, não resolve o pano de fundo da questão: o que os levou ao crime. Em segundo, significa mais avanços sobre os pilares de direitos universais.

Em 2024, quando haverá eleições presidenciais em El Salvador, Bukele será candidato, embora a reeleição seja proibida no país. Porém, sua presença na disputa está garantida pelos juízes da Corte Constitucional, escolhidos pelo Congresso, de maioria arrasadora do Nuevas Ideas, partido bukelista. Tão arrasadora que quase fez desaparecer os hegemônicos Arena (direita) e Frente Farabundo Martí de Liberación Nacional (esquerda).

Não sobram itens a preencher no formulário que define o que é um ditador para completar a definição de Bukele. Se há, e com razão, preocupação da comunidade internacional com as ditaduras ditas de esquerda na região (Venezuela, Cuba e Nicarágua), não existem motivos para não considerar El Salvador também uma ditadura.

O amor que a população salvadorenha tem por Bukele é fácil de compreender, quando praticamente desapareceram os assassinatos, as extorsões aos comércios e o recrutamento de menores.

A questão que fica no ar é: qual é o custo disso tudo? A prisão irá regenerar esses 2% da população salvadorenha hoje detida?

Bukele já se auto-apelidou como o "ditador mais cool do mundo". Ver o que está fazendo com as instituições e com os criminosos detidos, porém, nos deveria obrigar a tirar o "cool" da expressão. Bukele é "apenas" um ditador. E assim deveríamos passar a chamá-lo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.