Tatiana Prazeres

Executiva na área de relações internacionais e comércio exterior, trabalhou na China entre 2019 e 2021

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tatiana Prazeres
Descrição de chapéu Governo Trump

Seria ingênuo achar que OMC passaria incólume pelo vendaval de Trump

EUA abandonaram o Acordo de Paris, a Unesco, o Conselho de Direitos Humanos da ONU e por aí vai

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ano é 1995, e o Brasil é afetado por uma medida protecionista dos EUA. O que faz o Brasil? Aciona o chamado tribunal da OMC (Organização Mundial de Comércio). Os EUA perdem a disputa em primeiro grau e apelam da decisão. 

Na apelação, a decisão é confirmada. O que fazem os EUA? Errou quem pensou que eles xingaram o juiz, abandonaram o campo ou simplesmente ignoraram o resultado.

Eles mudaram sua legislação para implementar a decisão da OMC, eliminaram a medida protecionista e voltaram a importar gasolina brasileira. 

Com essa disputa, o Brasil (em conjunto com a Venezuela) foi o primeiro país a acionar o então recém-criado Órgão de Apelação da OMC. Ganhou e levou. Contra os EUA.

A partir de 10 de dezembro, o Órgão de Apelação deixará de processar novas disputas. 

Os EUA vêm sistematicamente bloqueando a nomeação de novos “juízes”, impedindo que haja a substituição daqueles cujos mandatos expiram. Com menos de três membros, o colegiado deixará de funcionar.

O incômodo dos americanos com o órgão tornou-se visível na administração de Barack Obama (2009 - 2017), mas a gestão de Donald Trump o levou às últimas consequências. 

A partir de agora, a primeira instância segue funcionando normalmente, mas basta que uma parte decida recorrer para a disputa entrar num limbo.

Evidente que o sistema não era perfeito. Outros países também gostariam de reformá-lo. Mas, até a administração Trump, ninguém tinha considerado tirar o juiz de campo para mudar as regras do jogo.

Seria ingênuo achar que a OMC passaria incólume pelo vendaval promovido por Trump no mundo. Os EUA abandonaram o Acordo de Paris sobre o clima e o pacto nuclear com o Irã, saíram da Unesco, deixaram o Conselho de Direitos Humanos da ONU e por aí vai. Não terem abandonado a OMC já é algo notável.

Vários países têm explorado soluções criativas, ainda que imperfeitas, para a crise. A União Europeia propôs uma espécie de Órgão de Apelação do B enquanto o impasse persistir. A ideia é criar um mecanismo paralelo para julgar recursos, com a participação de ex-membros do “tribunal”.  

A solução valeria só para os países interessados, mas tem seu valor se contar com o apoio de outros atores importantes.

A dúvida é se os americanos vão finalmente passar a conta, se vão dizer exatamente que mudanças querem fazer na OMC, ou se ficará claro que o objetivo era mesmo acabar com o Órgão de Apelação.

Antes que alguém diga, não é o fim da OMC. Não é o fim nem mesmo do sistema de solução de controvérsias. 

Um número razoável de disputas termina na primeira instância, e ela continua funcionando. E a OMC faz mais do que solucionar disputas.

Ao longo de quase 25 anos, o sistema de solução de controvérsias, com um Órgão de Apelação, fez história no comércio internacional, ajudando a garantir que as regras acordadas fossem cumpridas. 

É praticamente um milagre do direito internacional que o sistema tenha funcionado relativamente bem até hoje.

Seu desmonte tem consequências, inclusive para o Brasil, que nele obteve vitórias importantes para a Embraer, para os setores do algodão, do açúcar, de carnes e outros. 

Para o setor siderúrgico brasileiro, alvo nesta semana do protecionismo americano, até reclamar ficou mais difícil. 

O ano de 2019 será um capítulo sombrio na história do uso do direito para a solução de controvérsias internacionais.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.