Terra Vegana

Luisa Mafei é culinarista e professora de cozinha a base de vegetais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Terra Vegana

Aproveite o frio para testar um dia inteirinho vegano

Aprenda refeições práticas que aquecem o corpo do café da manhã ao jantar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cara leitora, caro leitor, espero que você esteja na companhia de uma xícara de chá bem quentinho enquanto lê essa coluna. Temperatura mínima de quatro graus em São Paulo, temperaturas abaixo de zero mais ao sul do país, é isso mesmo, produção?

Quando acabar o seu chá, não precisa nem guardar a xícara. Passe uma água e deixe ao seu alcance para preparar um chocolate quente, cremoso e intenso.

Hoje é dia de comer para aquecer e, por que não, testar um dia vegano do café da manhã ao jantar. Preparei um menu reconfortante e com receitas práticas para quem topar o desafio (já coloque a lentilha de molho!).

Para o almoço, a sugestão é um dahl —um ensopado indiano de lentilhas— com muitas especiarias para manter o corpo quente. Ah, já aproveita para assar a abóbora da sopa da noite enquanto prepara o dahl. Quando chegar a hora do jantar, é só bater no liquidificador com um belo pedaço de gengibre.

Chocolate Quente Vegano

Essa receita é de um autêntico chocolate quente espanhol, o chocolate a la taza. Pode levar leite ou não, mas originalmente é feito com água e muito chocolate. Vale a pena experimentar.

Chocolate quente vegano
Chocolate quente vegano, sem leite - Luisa Mafei

Os espanhóis costumam servir com uns churros bem fininhos, que são mergulhados no chocolate quente e imediatamente devorados.

Até dá para fazer churros veganos em casa, mas prometi praticidade no menu. Que tal preparar, então, umas fatias de pão bem tostadas na frigideira com óleo de coco e polvilhadas com canela? Corte as fatias bem fininhas, para conseguir mergulhar por completo na xícara.

INGREDIENTES

250 ml de água.

2 ½ colheres de sopa de açúcar demerara (ou o açúcar da sua preferência).

2 colheres de sopa de cacau em pó.

50 g de chocolate 70%, sem leite na composição.

1 colher de chá de amido de milho + 1 colher de sopa de água.

PREPARO

  1. Corte o chocolate em pedaços pequenos e transfira para uma tigela média. Reserve.
  2. Acrescente em uma panela a água e o açúcar. Leve para o fogo médio e misture até o açúcar dissolver completamente.
  3. Junte o cacau na panela e misture bem até começar a ferver.
  4. Transfira ⅓ do conteúdo da panela para a tigela com o chocolate e misture bem com um batedor de arame até que ele derreta completamente. Repita o procedimento duas vezes, volte para a panela e leve para o fogo médio.
  5. Dissolva o amido na água, com a ajuda de um garfo, e transfira para a panela. Cozinhe por dois minutos, mexendo sempre. Sirva bem quente.

Dahl

Neste dahl vamos preparar um curry de raiz: em vez de usar aquele pozinho que é um mix de especiarias, criaremos o nosso próprio curry. Quem não tiver todos os temperos poderá usar o curry em pó, não há motivos para desistir.

Dahl de lentilhas vegano
Dahl de lentilhas vegano com especiarias - Luisa Mafei

A melhor lentilha para fazer o dahl é a vermelha, que não tem casca e, ao ser cozida, se desintegra e se transforma num creme. A lentilha comum, no entanto, tem a vantagem de ser mais barata e pode igualmente ser usada nessa receita que rende pelo menos seis porções e é ótima para congelar por até três meses.

Tradicionalmente, o dahl é servido com arroz basmati, mas um arroz branco ou integral também cumpre bem a função. Pode ainda ser acompanhado por batata cozida e pedaços de pão.

INGREDIENTES

1 xícara de lentilhas.

3 ½ xícaras de água.

2 dentes de alho.

1 colher de sopa de gengibre ralado.

1 cebola cortada em cubos pequenos.

2 colheres de sopa de azeite.

1 folha de louro.

1 pimenta dedo de moça.

Folhas de coentro fresco, para finalizar.

Especiarias:

1 colher de chá de cúrcuma em pó.

2 cravos.

1 colher de chá de cominho em pó.

½ colher de chá de canela em pó.

1 colher de chá de sementes de coentro.

PREPARO

  1. Deixe a lentilha de molho por pelo menos quatro horas. Escorra e reserve.
  2. Leve a cebola para refogar no azeite com o louro e as especiarias, até dourar.
  3. Faça furos na pimenta com um palito de dente. Isso ajuda a liberar o sabor. Acrescente na panela junto ao gengibre e ao alho.
  4. Refogue por mais dois minutos e acrescente um pouco de água para deglaçar, ou seja, para “soltar” os temperos do fundo da panela e agregar mais sabor ao dahl.
  5. Junte a lentilha e cubra com a água. Mexa para envolver os temperos e reduza o fogo.
  6. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até a lentilha amolecer a ponto de se desfazer.
  7. Quando a lentilha estiver bem cozida, desligue o fogo e mantenha a panela fechada por mais cinco minutos. Não se esqueça de retirar a pimenta inteira e os cravos.
  8. Finalize com folhas de coentro e rodelas de pimenta.

Sopa de abóbora assada

Nessa sopa, quem trabalha é o forno, nós apenas juntamos os ingredientes no liquidificador para preparar um belo creme. Rende pelo menos cinco porções e pode ser armazenada na geladeira para ser consumida nos próximos três dias, ou no congelador para consumir em até três meses.

Sopa de abóbora assada
Sopa de abóbora assada - Sopa de abóbora assada

INGREDIENTES

1 abóbora cabotiá média.

2 cebolas.

1 cabeça de alho.

1 a 1.5 litros de água.

2 colheres de chá de sal.

1 pedaço de 3 cm de gengibre fresco.

Azeite, o quanto baste.

Pimenta preta moída na hora, a gosto.

Leite de coco e salsinha para finalizar.

PREPARO

  1. Pré-aqueça o forno a 220 graus.
  2. Forre duas assadeiras com um pedaço de papel manteiga, ou com um tapete de silicone (isso facilita a vida na hora de lavar a louça).
  3. Corte a abóbora ao meio e remova as sementes com a ajuda de uma colher.
  4. Regue com azeite, tempere com um pouco de sal, pimenta preta e transfira para a assadeira, com a casca virada para cima.
  5. Descasque e corte as cebolas em 4 partes iguais e transfira para a segunda assadeira. Acrescente a cabeça de alho (inteira) na assadeira.
  6. Leve para assar por 40 minutos, ou até a abóbora amolecer.
  7. Retire as assadeiras do forno. Espere esfriar um pouco para não se queimar e, com cuidado, raspe a polpa da abóbora da casca, com a ajuda de uma colher. Transfira para o liquidificador, ou para uma panela caso utilize o mixer de mão. Esmague os dentes de alho para retirar a casca. Transfira o alho esmagado e a cebola para o copo do liquidificador ou para a panela.
  8. Acrescente um pouco da água, o restante do sal, o gengibre fresco e bata até ficar homogêneo. Adicione mais água até atingir a consistência de uma sopa cremosa.
  9. Finalize com leite de coco e folhas de salsa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.