Terra Vegana

Luisa Mafei é culinarista e professora de cozinha a base de vegetais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Terra Vegana

Que tal substituir os ovos pelo tofu mexido?

Receita fica pronta em apenas cinco minutos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ovos mexidos são uma opção prática para qualquer hora. No café da manhã, para acompanhar o pão ou rechear a tapioca. Nas refeições principais, envoltos numa boa farofa ou ao lado do arroz e do feijão.

No meu processo de transição para o veganismo, uma das primeiras substituições que aprendi a preparar foi o tofu mexido. Confesso que até então eu achava o tofu um dos ingredientes mais insossos de toda culinária mundial. Aquela esponja branca era persona non grata até mesmo no misoshiru.

Convencida de que era necessário adaptar as receitas mais afetivas a versões 100% vegetais e práticas, que pudessem ser incorporadas no meu dia a dia, decidi dar uma chance ao bendito do bloquinho.

Tofu mexido vai muito bem com frutas no café da manhã
Tofu mexido, receita de Luisa Mafei, vai muito bem com frutas no café da manhã - Luisa Mafei

O tofu mexido marcou o início de uma união estável e prazerosa com o tofu. Esmagado e misturado com temperos como a cúrcuma, o manjericão fresco e a pimenta preta, não é que ele ficou saboroso?

Aos poucos, fui aprimorando a receita na medida em que descobri dois ingredientes que, embora não sejam essenciais para preparar um bom tofu mexido, fazem a diferença na hora de criar uma versão que se aproxime realisticamente dos ovos mexidos.

O primeiro e mais importante é o sal negro —ou kala namak—, um sal milenar produzido por países como Índia, Bangladesh, Paquistão e Nepal. Sua origem vulcânica não passa despercebida quando o botamos na boca: o sabor sulfuroso logo se revela e, antes mesmo disso, o cheiro de enxofre remete ao cheiro da gema do ovo.

A gema, aliás, possui uma alta concentração de umami, o "quinto gosto" do paladar humano, queridinho das e dos chefs. Responsável pelo "gostinho de quero mais" por permanecer na boca e aumentar a salivação, o umami pode ser encontrado também em diversos ingredientes de origem vegetal, como o tomate e os cogumelos.

Uma forma bastante eficiente de incorporar o umami ao tofu mexido é adicionar umas colheradas de levedura nutricional. É comum confundir as leveduras, por isso vale esmiuçar: a levedura nutricional não é igual a levedura ou levedo de cerveja. Ambas são leveduras do tipo Saccharomyces cerevisiae inativas, mas o processo de obtenção e, consequentemente, o sabor são diferentes. A levedura que nos interessa no preparo do tofu mexido perfeito não é aquela obtida a partir da fermentação da cerveja, mas sim a da fermentação do melaço ou da beterraba.

Para um tofu mexido que remeta aos ovos mexidos de buffet de hotel, supercremosos, a dica é adicionar algum leite vegetal sem açúcar para umedecer o tofu. Cebola picada e bem refogada, tomates em cubinhos, ervas aromáticas frescas, cogumelos salteados, tudo isso pode ser incluído no tofu mexido.

Servido no prato pela manhã, ao lado ou por cima de um pão torrado com abacate amassado, ou na hora do almoço, sobre um bowl com arroz ou quinoa cozida com vegetais, conquista o estômago até mesmo de quem julgava não gostar de tofu.


Tofu mexido

Tempo de preparo: 5 minutos.

Rendimento: três porções generosas.

INGREDIENTES

250 g de tofu firme e orgânico

1/4 xícara de leite vegetal sem açúcar adicionado

1 colher de sopa de azeite

1 colher de sopa de levedura nutricional

½ colher de chá de sal negro

Cúrcuma em pó, o quanto baste para dar a cor amarelinha

Pitada de pimenta preta

Folhas de manjericão para finalizar


PREPARO

  1. Na frigideira, com o fogo ainda desligado, esmague bem o tofu com as mãos, até desfazer completamente o bloco.

  2. Adicione os demais ingredientes, com exceção do leite vegetal. Ligue o fogo e mexa para misturar os ingredientes.

  3. Quando o tofu mexido ganhar a cor da cúrcuma de maneira uniforme, adicione o leite vegetal, mexa por mais um minuto e desligue o fogo.

  4. Sobrou? Armazene na geladeira, num pote hermético, e consuma em até cinco dias.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.