Tom Farias

Jornalista e escritor, é autor de "Carolina, uma Biografia" e do romance "Toda Fúria"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tom Farias

Abordagem racista a motoboy negro é gatilho dos tempos da escravidão

Amparo a agressor branco é versão atualizada do massacre de Tulsa (EUA), há cem anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Para quem está ouvindo falar pela primeira vez sobre os distúrbios raciais de Tulsa, em 1921, pode parecer quase impossível acreditar. Durante o curso de dezoito terríveis horas, mais de mil casas foram totalmente queimadas, praticamente da noite para o dia, bairros inteiros em que famílias tinham criado seus filhos, visitado vizinhos e pendurado suas roupas do lado de fora para secar foram repentinamente reduzidos a cinzas. E enquanto suas casas queimavam, o mesmo ocorria com o que elas continham, incluindo os móveis e as Bíblias das famílias, bonecas de pano e edredons, berços e álbuns de fotos. Em menos de 24 horas, quase todo o distrito residencial afro-americano de Tulsa –cerca de quarenta quarteirões no total– tinha sido destruído, deixando quase 9.000 pessoas desabrigadas."

Este é o trecho inicial do livro "A Nação Precisa Acordar – Meu Testemunho do Massacre Racial de Tulsa em 1921" (Fósforo), relato escrito e publicado pela professora e jornalista afro-americana Mary E. Jones Parrish, sobrevivente, juntamente com sua filha, de um dos episódios mais triste da "guerra racial" da história dos Estados Unidos.

O relato de Mary Parrish tem um antecedente aterrador, que passa pela ideia das narrativas da supremacia racial branca sobre a população negra. Tanto ontem quanto hoje, a amnésia histórica faz parte de uma sociedade que não aprende com seus próprios erros.

Os episódios que antecederam o massacre de Tulsa não são banais. Eis seu resumo, de acordo com o livro. Um jovem negro, Dick Rowland, engraxate de 19 anos, acessa o elevador do edifício Drexel, prédio que leva ao único bandeiro que pode ser usado por negros. Dentro dele, a ascensorista Sarah Page, uma mulher branca, também jovem, que grita diante do rapaz, chamando a atenção sobre ela e o negro.

A primeira versão do caso é de que Rowland pisou no pé de Page, a outra é que ele teria "tentado estuprar" a moça. Ao contrário da polícia ouvir Rowland, o encarcerou e, nesse mesmo dia, o jornal local Tulsa Tribune, passou a noticiar a tal tentativa de estupro, atiçando a fúria de homens brancos, que prometiam linchar o jovem na noite de sua prisão, conforme o editorial do jornal supremacista.

Dick Rowland, não entanto, escapou de ser linchado e sobreviveu. Com o andar do inquérito, foi inocentado - a polícia alegou não encontrado indício de estupro e agressão na moça.

Mas, durante sua prisão e investigação do ocorrido, o mundo veio abaixo no distrito Greenworod, em Tulsa, que fica no estado de Oklahoma, local que jamais superou o trauma –por isso vale a pena ler, por tudo que evoca, "A Nação Precisa Acordar", de Mary Parrish, que transcreve depoimentos da época e traz um elucidativo posfácio escrito pela neta da autora, Anneliese M. Bruner.

O resultado de tudo foi a inteira destruição da "Wall Street Negra" ——também chamada de "Pequena África", próspera e avançada financeira e tecnologicamente, que em menos de 24 horas, teve seus habitantes mortos, residências, colégios, igrejas e casas comerciais destruídos pelas chamas provocadas pela sanha de centenas de homens em fúria.

Incidentes desse tipo, de consequências muitas vezes trágicas, onde apenas a "voz" de pessoas brancas é ouvida, apesar da evidência dos fatos, foram percebidos no último sábado (17), na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, quando o motoboy Everton Henrique da Silva, homem negro, de 40 anos, é agredido a faca, na luz do dia.

O motoboy Everton da Silva é algemado e detido pela Brigada Militar após sofrer uma facada no pescoço; ao fundo, o suspeito, um homem branco sem camisa, sorri em conversa com um policial - @nietzsche4speed no Instagram

Na ação presenciada e gravada por testemunhas, constata-se que a vítima negra, que denuncia a agressão, é algemada pelos policiais da Brigada Militar e colocada no camburão, sob protestos, enquanto seu verdadeiro agressor, um homem branco, identificado como Sérgio Camargo Kupstaitis, de 72 anos, que aparece no vídeo sorridente, é tratado cordialmente pelos agentes.

Tudo isso prova que o corpo negro, seja homem ou mulher, é visto sob o prisma criminal, de desordem e de vadiagem, independentemente da condição social. Estados como o Rio Grande do Sul, com baixa presença de negros (cerca de 18,9% da população, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE), é corriqueiro em associar esse segmento com servilismo e escravidão –como também ocorre nos Estados Unidos.

O ocorrido com o cidadão Everton Henrique, vítima de tentativa de homicídio e tratado feito "saco de lixo", como denunciou, nos remete ao longínquo acontecimento de Tulsa, quando moradores foram desrespeitados, caçados, perseguidos numa explosão de violência e ódio racial.

Se ato como do Everton não for visto como racismo estrutural, herança da escravidão brasileira, é porque o país e suas instituições ainda estão historicamente adoecidos, e negligenciam as leis, sob a certeza da impunidade e privilégios da branquitude, como se o dia 13 de maio de 1888 (data conhecida como Lei Áurea) tivesse acontecido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.