Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Futebol teve mudanças positivas na última década

Tenho a impressão, porém, de que jogadores do passado eram mais inventivos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Houve muitas mudanças positivas, na última década, na maneira de jogar em todo o mundo, como a pressão em todo o campo para recuperar a bola, a diminuição dos espaços entre os setores, o aumento da intensidade do jogo, a troca de passes para manter a posse de bola e tantos outros detalhes.

No Brasil, essa transformação não é tão habitual. O Santos, no gol contra o Flamengo, tocou a bola desde o goleiro até dentro da área adversária. Os jogadores do Flamengo olhavam à distância, como nos anos 1960.

Na média, houve também um crescimento técnico no repertório individual dos atletas. Tenho a impressão, e posso estar enganado, de que no passado os jogadores eram mais inventivos, fantasistas, surpreendentes e ousados, e de que os do presente são mais técnicos, racionais e pragmáticos.

Uma evolução individual é o aumento da frequência de jogadores que cruzam muito bem a bola para a área, seja em movimento ou em bolas paradas, embora haja ainda um grande número de atletas que jogam a bola na área para contar com a sorte. Os cruzamentos de Scarpa, do Palmeiras, Arana, do Atlético, Reinaldo, do São Paulo, e outros são um tormento para os goleiros e as defesas. As bolas saem rápidas e em curva, entre o defensor e o goleiro.

O lateral esquerdo Guilherme Arana, do campeão brasileiro Atlético, é um dos jogadores hoje capazes de executar ótimos cruzamentos - Washington Alves - 20.nov.21/Reuters

Outra melhoria do futebol atual são os goleiros. Na Copa de 2014, Neuer, da Alemanha, deu uma aula de como sair rapidamente do gol para fazer a cobertura dos zagueiros adiantados. Hoje, cada vez mais, há goleiros que têm um bom passe, como Ederson, do Manchester City e da seleção brasileira, Ter Stegen, do Barcelona e da seleção alemã, e tantos outros. O City já fez alguns gols após lançamentos de Ederson, por cima dos zagueiros. No Brasil, Everson, do Atlético, e Weverton, do Palmeiras, progrediram muito com os pés.

Os meio-campistas, ainda pouco reconhecidos no Brasil, que atuam de uma intermediária à outra, e muitos jogadores que atuam pelos lados são capazes de atravessar o campo em uma jogada, desarmar, construir e atacar. No passado, essa distância era dividida entre os laterais e os pontas e entre os volantes e os meias ofensivos.

Vinicius Junior, no Real Madrid, atua a cada dia melhor, pela esquerda, da defesa até o ataque. No jogo da seleção contra o Chile, Tite foi muito criticado, sem razão, porque teria escalado Vinicius apenas para marcar. Não foi isso o que ocorreu. O Chile sufocou o Brasil e não permitiu os contra-ataques.

Além de Vinicius Junior, com chances cada vez maiores de brilhar na seleção, o Brasil, nos últimos jogos, ganhou mais dois jogadores importantes, o volante Fabinho, do Liverpool, e o zagueiro Militão, do Real Madrid. Os dois são reservas à altura dos excepcionais Casemiro e dos dois zagueiros, Thiago Silva e Marquinhos.

Vinicius Junior cresce a cada dia no Real Madrid - Vincent West - 4.dez.21/Reuters

Repito, falta ainda à seleção um craque meio-campista, ao lado de Casemiro. Fred é bom, marca e passa bem, mas não faz nada mais que o habitual. Estaria eu muito exigente? Quem viu de perto Didi, Gerson, Rivellino, Falcão, Cerezo, Dirceu Lopes, Ademir da Guia e outros ficou bem-acostumado.

Peladeiros

Neste sábado, no Rio de Janeiro, no Departamento Esportivo Naval (Clube Piraquê), será lançado o belo livro "5 anos em 50 – Crônicas de Dentro do Campo", escrito pelo peladeiro Luiz Rafael Palmier (Rafa), sobre a antiga pelada do Gerôncio, a maior e mais longeva do mundo. Tive imenso prazer de ler o livro e de escrever o prefácio. Fui também um peladeiro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.