Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Parei de jogar por decisão médica, assim como Agüero, mas continuo sonhando

Argentino teve uma carreira excepcional e se tornou um centroavante de destaque mundial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Agüero, com 33 anos, contratado recentemente pelo Barcelona, parou de jogar por orientação médica, por causa de uma arritmia cardíaca. Há vários tipos de arritmias. Cada uma requer uma conduta médica.

No Mundial sub-20 de 2007, Agüero foi eleito o melhor jogador. Estava presente também Alexandre Pato, já tratado no Brasil como um fenômeno. Agüero teve uma carreira excepcional e se tornou um centroavante de destaque mundial. Já Pato, apenas um bom jogador, com lampejos de craque, sem consistência e sem regularidade.

Na época, pensei que Agüero formaria uma dupla magistral com Lionel Messi na seleção argentina, o que não ocorreu, e que ele se tornaria um Romário, um Ronaldo. Não chegou a tanto.

Atacante argentino de 33 anos defendia o Barcelona e estava afastado desde o fim de outubro
Atacante argentino de 33 anos defendia o Barcelona e estava afastado desde o fim de outubro - Pau Barrena - 30.out.2021 / AFP

Parei de jogar mais cedo que Agüero, com 26 anos, por decisão médica, por causa de um descolamento de retina no olho esquerdo. No dia seguinte ao anúncio de que não jogaria mais, fiz minha inscrição em um cursinho de preparação para o vestibular de medicina. As provas foram no Mineirão, estádio onde atuei por muito tempo.

Após mais 20 anos, período em que fui estudante, médico e professor de medicina, voltei ao futebol, como comentarista e colunista. Tive a chance de exercer várias atividades, com prazer, dedicação e responsabilidade. Valeu a pena. Continuo sonhando. A vida é sonho. O restante são complementos.

Além da informação

De onde vem o dinheiro para o Corinthians contratar tantos bons e caros jogadores? Agora, são cinco: Renato Augusto, Giuliano, Róger Guedes, Willian e Paulinho. O Corinthians passa a ser uma equipe com chances de competir com Atlético, Palmeiras e Flamengo, pois possui também outros ótimos jogadores. Falta um excelente centroavante, além de Jô, que tem condições de recuperar a forma e ser uma boa opção.

Juntos, Paulinho e Renato Augusto foram destaques do melhor momento da seleção brasileira com Tite, nas Eliminatórias para a Copa de 2018. No meio-campo, entre os dois, havia ainda Casemiro, que segue na seleção.

Renato Augusto e Paulinho se completavam. Renato Augusto é mais criativo, construtor, pensador e tem um ótimo passe, enquanto Paulinho marca fortemente e aparece na frente, não para trocar passes, mas para se infiltrar na área e fazer gols. É um meio-campista artilheiro. Essa característica diminui a necessidade de o Corinthians ter um centroavante que faça muitos gols.

Será difícil para Sylvinho escalar Paulinho, Renato Augusto e Giuliano juntos. O time precisa de um volante centralizado, mais recuado e mais marcador. Prefiro Cantillo, que não desarma como Gabriel, mas se posiciona bem e tem um excelente passe, para a frente ou em viradas longas de bola de um lado para o outro. Isso é raro no futebol brasileiro. Não sei o motivo de não ser elogiado com maior frequência.

O São Paulo, para competir com Corinthians, Atlético, Flamengo e Palmeiras, terá de contratar também vários excelentes jogadores. O elenco foi supervalorizado, embora haja algumas boas promessas, especialmente o meio-campista Rodrigo Nestor.

Assim como Rogério Ceni no São Paulo, Sylvinho vai continuar no Corinthians. Não poderia ser diferente. Os dois, detalhistas, científicos, têm grandes chances de se tornar destaques no futebol brasileiro. Para isso, não basta ter informações e saber comandar um grupo. É necessário ir além, ser capaz de observar os detalhes, subjetivos e objetivos, e de decidir, por planejamento ou no momento, coisas que estão acima da rotina.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.