Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Futebol brasileiro tem mudado para melhor lentamente

Equipes que não estão entre as grandes do país melhoraram e se organizaram

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hoje, a bela e querida Belo Horizonte faz 124 anos. Lembro-me das coisas que vi, vivi e imaginei.

O grande compositor Fernando Brant estaria bastante feliz com o América na Libertadores. Eu tive o prazer de conviver com ele, nas conversas sobre futebol, sobre música e sobre a vida, na casa do saudoso amigo e médico Ciro Filogônio. "Todos os dias é um vai e vem, a vida se repete na estação... Tem gente que veio só olhar... A plataforma dessa estação é a vida desse meu lugar, é a vida." (Fernando Brant)

Fortaleza, Bragantino e América, todos os três pela primeira vez, vão disputar a Libertadores. São equipes que trabalharam muito, que se organizaram e que sonham alto, com novas conquistas, dentro e fora de campo. Já Grêmio e Bahia vão se juntar a Cruzeiro e Vasco na Série B.

Hulk levanta o troféu de campeão brasileiro de 2021 - Douglas Magno/AFP

O futebol brasileiro tem mudado para melhor, lentamente. Equipes que não estão entre as grandes do país melhoraram e se organizaram, e isso é uma das razões de outros grandes times, como Grêmio, Cruzeiro, Vasco e Bahia, serem rebaixados para a Série B, pois diminuíram as diferenças técnicas entre essas equipes. Flamengo, Palmeiras e Atlético são exceções, pois investiram e contrataram atletas de muita qualidade.

O América confirmou a superioridade sobre o São Paulo, um time desorganizado e com importantes deficiências individuais, embora muitos achem que o elenco seja bom. Calleri briga com a bola durante toda a partida. Quando faz um gol, é endeusado. O meia Benítez, de vez em quando, faz uma boa jogada e é tratado como craque.

Daniel Alves faz muita falta. Mesmo assim, muitos acham que ele não jogou nada no São Paulo. Queriam que ele iniciasse as jogadas no próprio campo e as terminasse com dribles, passes e gols.

Não vou escalar a seleção do campeonato, pois será mais uma entre milhares. Não quero ser também injusto. Como não trabalho em televisão, rádio ou internet e não tenho compromisso de dar opiniões diárias sobre todas as partidas, vejo, com mais frequência, as equipes mais fortes, o que atrapalha minhas análises e escolhas dos melhores.

Assisto a vários programas esportivos diariamente e aprendo com algumas análises, mas não posso ser repetidor de opiniões dos outros. Além disso, percebo que, cada vez mais, os comentários são influenciados, contaminados, pelo que se diz nas redes sociais e vice-versa. Isso ocorre também na política, na economia e nas outras atividades públicas. Quem é hoje mais formador de opinião? O mundo está muito confuso. É cada vez mais difícil alguém ser independente e um observador neutro.

Não vou escolher a seleção do Brasileiro, mas não tenho dúvida de que Hulk seja o craque da competição. Muitos o pedem na seleção. Não é fácil para Tite convocar jogadores que brilham no Brasil, já que a seleção é bem diferente. Gabigol continua fazendo gols pelo Flamengo e ainda não foi bem na seleção brasileira.

Dos jogadores que atuam no Brasil, certos para a próxima convocação são o goleiro Weverton e o lateral esquerdo Arana. Para dificultar a chamada de mais jogadores do futebol brasileiro, houve, recentemente, um crescimento técnico, nos clubes e na seleção, de alguns jovens que atuam na Europa, como Vinicius Junior, Antony, Raphinha, Matheus Cunha e outros. Até os que eram sempre chamados por Tite, como Gabriel Jesus, Firmino e Richarlison, correm risco de perder as vagas.

Faltam 11 meses para começar o Mundial. O tempo passa, e as incertezas aumentam

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.