Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Brasil deveria ser também o país dos meio-campistas, como já foi

Valorização do drible em relação ao passe teria a ver com o individualismo da sociedade?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Existem inúmeros desenhos táticos e estratégias eficientes. Os resultados vão depender de muitos outros fatores, conhecidos e/ou inesperados.

Abel Ferreira, que sabe unir a estratégia com a força mental, disse que o Brasil não gosta de jogar com três zagueiros. Lembrou ainda que, na última Copa vencida pela seleção brasileira, em 2002, o time tinha três zagueiros, Lúcio, Roque Júnior e Edmílson.

É verdade, mas a principal razão da conquista foram os três atacantes, Ronaldo, Ronaldinho e Rivaldo. Todos os três foram eleitos melhores jogadores do mundo. Se, no Mundial de 2018, o Brasil tivesse Neymar e mais dois dos três de frente da Copa de 2002, teria sido o maior favorito.

Rivaldo tenta escapar da marcação dos turcos, na semifinal da Copa do Mundo de 2002
Rivaldo tenta escapar da marcação dos turcos, na semifinal da Copa do Mundo de 2002 - Juca Varella -20.jun.2002/Folhapress

No mundo, vários times jogam com três zagueiros e dois alas, porém é preciso separar a linha defensiva, com três autênticos zagueiros, da maneira mais flexível, cada vez mais utilizada, de usar um defensor alternando-se nas funções de zagueiro e de lateral, de acordo com o momento do jogo. Essa flexibilidade é uma evolução do futebol.

O Palmeiras, com Abel Ferreira, tem jogado assim, utilizando, às vezes, o lateral direito Marcos Rocha ou o esquerdo Piquerez como um terceiro zagueiro. Assim joga o Chelsea, com o lateral Azpilicueta, a seleção inglesa, com o lateral Walker, a Juventus, com o lateral brasileiro Danilo, e outros.

O Brasil, mesmo sem empolgar, está na lista dos candidatos ao título, junto com França, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Argentina, Espanha e Itália ou Portugal, pois somente uma vai à Copa. A França, por ter Mbappé e Benzema no ataque, além de Pogba e Kanté no meio-campo, é a que tem a maior chance.

Na quinta-feira (27), contra o Equador, Tite deve manter o esquema tático que tem sido mais utilizado, com quatro defensores, dois volantes, dois jogadores pelos lados e mais um meia centralizado, avançado e próximo ao centroavante.

Com as ausências de Neymar e de Paquetá, o meia pelo centro pode ser Coutinho ou Everton Ribeiro. Ou o time pode até jogar com dois atacantes mais à frente. Vinicius Junior deve atuar pela esquerda.

Na Copa de 2018, Tite cometeu o erro de escalar Coutinho mais recuado, iniciando as jogadas no próprio campo. Ele não tem força física nem características técnicas para tanto. Coutinho é um meia ofensivo, para jogar perto da área, pois dribla e finaliza muito bem.

O Barcelona, além de pagar uma fortuna por Coutinho, como se ele fosse um dos melhores jogadores do mundo, quis colocá-lo como substituto de Iniesta, um grande erro, não só pela diferença de talento como também pela posição. Iniesta era um magistral meio-campista, construtor de jogadas.

Na Copinha, vencida pelo Palmeiras, os jogadores mais badalados e mais promissores são meias atacantes hábeis, rápidos e dribladores, que jogam perto da área e do gol. O Brasil é o país dos atacantes, embora, na seleção principal, só exista um supercraque, Neymar. Vinicius Junior precisa ter ótimas atuações seguidas para chegar ao nível de um fora de série.

O Brasil deveria ser também o país dos meio-campistas, como já foi. Os gols nascem de trás, com a criação de jogadas. Importantes não são somente os dribles e as finalizações. A bola não pode ser lançada ao ataque, ela tem de ser levada, com inteligência, com passes precisos e com o entendimento do jogo.

A muito maior valorização do drible e dos lances individuais, em relação ao passe e ao jogo coletivo, teria a ver com o individualismo da sociedade brasileira?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.