Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

Técnicos no Brasil deliram com seus conhecimentos táticos

Em jogos dos melhores do mundo, não há alterações estranhas, que ninguém entende

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Após vários anos, voltei ao Mineirão neste domingo (22), às 11h, para assistir, ao lado de meus filhos, netos, genro, nora e amigos, à vitória do Cruzeiro sobre o Sampaio Corrêa, pela Série B. Adorei, pela companhia de pessoas tão queridas e por ver de perto a belíssima festa da torcida, com quase 60 mil pessoas. Deu tempo ainda de retornar, de comer uma pizza e de ver o jogo entre Corinthians e São Paulo.

O Cruzeiro, bem dirigido pelo técnico uruguaio Paulo Pezzolano, joga um futebol simples, seguro, vibrante, como se cada partida fosse a última. A maioria das jogadas ofensivas é pelos lados, em velocidade, especialmente pela direita, com cruzamentos entre o goleiro e os zagueiros ou para trás, na entrada ou um pouco dentro da área, para os meio-campistas que chegam livres para finalizar, já que os zagueiros e os atacantes correm em direção ao gol.

No estádio, existe uma visão mais ampla do conjunto e do posicionamento dos jogadores, embora as imagens pela televisão sejam hoje bem abertas, para ver o jogo coletivo. Por outro lado, senti falta das informações, das opiniões e dos detalhes de imagens repetidas.

Edu, do Cruzeiro. Cruzeiro x Sampaio Corrêa, pelo Campeonato Brasileiro, em Belo Horizonte.
O Cruzeiro, do atacante Edu, joga um futebol simples, seguro, vibrante, como se cada partida fosse a última - Divulgação - 22.mai.22/Cruzeiro EC

Notei o que já observo na Série A e na maioria das equipes brasileiras, uma preocupação excessiva de fazer um jogo intenso, rápido, o que é bom. Porém essa intensidade algumas vezes se confunde com pressa e com afobação, o que gera muitos erros de passe. Meio-campistas não são apenas para correr de uma intermediária à outra. São construtores, articuladores.

Além da intensidade, outra característica do futebol atual, em todo o mundo e muito mais ainda no Brasil, é o de analisar e de resumir as partidas de acordo com as intervenções dos treinadores, nas escalações e nas mudanças durante as partidas. Isso ficou bastante evidente durante e após o clássico entre Corinthians e São Paulo. Quase só se falou nos treinadores, como se fossem os donos do espetáculo, da história da partida.

Repito, em jogos de times do mesmo nível técnico, o primeiro tempo costuma ser diferente do segundo, independentemente da conduta dos jogadores, mesmo considerando que eles sejam importantes. Foi o que ocorreu durante a partida entre Corinthians e São Paulo. Cada um foi melhor em um tempo, embora o São Paulo tenha criado mais chances de gol.

Fora isso, as mudanças feitas por Rogério Ceni durante a partida, na maneira de jogar e na substituição dos dois melhores jogadores, Nestor e Reinaldo, não se justificam, por mais compreensíveis que sejam as razões apontadas pelo técnico, como a alteração tática ocorrida no Corinthians. Rogério quis ser mais estrategista que a estratégia.

Rogério quis ser mais estrategista do que a estratégia - Amanda Perobelli - 22.mai.22/Reuters

Se Cássio não tivesse feito várias ótimas defesas, se Igor Gomes não tivesse perdido um gol na frente do goleiro, já no fim da partida, se o VAR não tivesse anulado o gol do Corinthians, por causa do nariz de Renato Augusto à frente, quando deu o passe para Jô, e por vários outros detalhes, as análises e o comportamento dos técnicos seriam diferentes.

Penso que os técnicos que atuam no país, brasileiros e estrangeiros, deliram com seus conhecimentos táticos. Assisti a todas as partidas dos três melhores times do mundo, Manchester City, Liverpool e Real Madrid, e não vi em nenhum jogo uma mudança surpreendente, estranha, que ninguém tivesse entendido. As alterações foram pontuais, esperadas.

Os grandes talentos, em todas as áreas, são os que tornam simples e claro o que é complexo e confuso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.