Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Presenças e ausências na convocação da seleção fazem refletir

Mesmo nos bons momentos da vida, existe sempre uma falta de algo que nos complete

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há quase um consenso de que o Palmeiras é o time brasileiro que tem o melhor contra-ataque e a melhor transição da defesa para o ataque. São situações diferentes. O contra-ataque começa com a recuperação da bola, que pode ser em qualquer parte do campo, até perto do gol adversário. A transição ofensiva é a passagem da defesa para o ataque.

Na segunda (7), conheceremos os 26 jogadores brasileiros que vão ao Mundial. Há uns 20 certos, que todos sabem quem são. Quem será chamado para a lateral direita, Daniel Alves, que tem treinado no Barcelona B, ou Tite vai preferir convocar um quinto zagueiro, deixando Militão na reserva de Danilo? Existem vários zagueiros do mesmo nível, para preencher a quarta e talvez a quinta vaga. Pedro é quase certo no ataque. Martinelli e Firmino correm por fora. Éverton Ribeiro ou Coutinho? Ou os dois irão à Copa?

Para a reserva de Danilo, uma surpresa pode ser Filipe Luís no lugar de Alex Telles. Falam que Filipe Luís, que já foi convidado por Tite para conversar na CBF, se não for convocado para jogar, será chamado para fazer parte da comissão técnica. Divago, suspeito, sem ter nenhuma informação, que, depois do Mundial, Tite e Dorival Júnior trocarão de lugar e que Filipe Luís será o auxiliar de Dorival Júnior.

Tite anuncia nesta segunda-feira (7) a convocação da seleção brasileira para a Copa
Tite anuncia nesta segunda-feira (7) a convocação da seleção brasileira para a Copa - Eduardo Anizelli - 10.ago.22/Folhapress

Fui convocado duas vezes para uma Copa do Mundo. Em 1966, foram chamados, inicialmente, 44 jogadores. As dispensas foram progressivas. Viajamos para a Suécia, para ficar de 15 a 20 dias treinando e fazendo amistosos antes da Copa. Vários teriam de ser dispensados antes da viagem à Inglaterra.

Eu, em uma mistura de enorme distração, de soberba e de evidências técnicas, pois era o reserva de Pelé, perguntei, na véspera da convocação, ao supervisor Carlos Nascimento, um homem rígido e de poucas palavras, sobre o horário da viagem à Inglaterra. Ele me olhou duramente e ficou em silêncio. Não dormi à noite, com medo e não ir por causa de minha gafe. No outro dia, estava na lista.

O Brasil foi eliminado na primeira fase da Copa de 1966 porque não formou uma equipe, porque havia vários jogadores que brilharam nos Mundiais de 1958 e de 1962 e que não tinham mais boas condições de jogar e porque enfrentou duas seleções fortes, Portugal e Hungria.

Depois das Eliminatórias de 1969, tive de viajar aos Estados Unidos para operar o olho esquerdo. Havia uma grande dúvida e muitas discussões se eu teria condições de atuar no Mundial e se eu continuaria jogando futebol. O técnico João Saldanha foi ao aeroporto do Rio de Janeiro se despedir de mim e, de seu jeito libertário, disse aos jornalistas que me esperaria até minutos antes do primeiro jogo da Copa. Senti-me importante. Fui o primeiro a ser convocado para o Mundial.

Ao lembrar as presenças e ausências em uma Copa do Mundo, penso, associo, que, mesmo nos bons momentos da vida, existe sempre uma ausência, uma falta de algo que nos complete, a grande felicidade, o sonho impossível. É a eterna insatisfação do ser humano.

"Ausência" é um dos poemas de que mais gosto do poeta maior, Carlos Drummond de Andrade, que completaria, nesta semana, 120 anos. "Por muito tempo, achei que ausência é falta. E lastimava, ignorante, a falta. Hoje, não a lastimo. Não há falta na ausência. A ausência é um estar em mim. E sinto-a tão pegada, aconchegada nos meus braços, que rio, danço e invento exclamações alegres, porque a ausência, essa ausência assimilada, ninguém a rouba mais de mim."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.