Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri
Descrição de chapéu Campeonato Paulista

Palmeiras perdeu de pouco para o Água Santa

A decisão estadual tida como a mais tranquila foi aquela que ofereceu a maior surpresa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se havia uma decisão estadual tranquila nos principais centros do futebol brasileiro, esta era a paulista.

Não era, obviamente, a disputada entre Flamengo e Fluminense, nem aquela entre América e Atlético Mineiro, nem mesmo o duelo entre Caxias e Grêmio.

Até o Jacuipense parecia mais ameaçador que o inconfiável Bahia na Fonte Nova.

Pois aconteceu em São Paulo a maior surpresa.

O Flamengo passou bem pelo Fluminense por 2 a 0, o Galo arrancou vitória suada por 3 a 2 no último minuto, o Caxias quase ganhou do Grêmio, mas tomou o 1 a 1 também nos acréscimos, e o Bahia enfiou 3 a 0 no Jacuipense.

Surpresa mesmo se deu na Arena Barueri com apenas 22 mil torcedores, 9.000 abaixo da capacidade do estádio.

Bruno Mezenga celebra o primeiro de seus dois gols no jogo - Ronny Santos/Folhapress

Sabe-se lá se a parada para as datas Fifa quebrou o ritmo do Palmeiras, se Rapahel Veiga e Rony sentiram o famoso "efeito seleção", se Weverton também, depois de, enfim, ser titular em Marrocos, mas o campeão brasileiro tem de erguer as mãos para o céu porque a derrota por 2 a 1 não exprimiu o primeiro jogo da decisão.

No mínimo, o Água Santa fez por merecer vitória por dois gols de diferença, tamanha a superioridade demonstrada no segundo tempo.

É verdade que Dudu seguiu ausente da seleção brasileira e jogou muito mal, assim como Gabriel Menino, em tarde infantil, até por ter desperdiçado a chance de passar uma bola para três companheiros em melhor situação e tentado fazer gol improvável quando a partida ainda estava 0 a 0.

Contra o adversário aparentemente mais frágil, o time de Abel Ferreira foi o grande com pior atuação.

Existem todas as condições de a equipe fazer com o adversário no próximo domingo (9), na casa verde, o que fez com o São Paulo no passado (virou o 3 a 1 no Morumbi com sonoros 4 a 0). Mas desta vez há mais que uma pedra no caminho: há uma montanha, enorme, de 3.600 m de altitude, chamada La Paz, onde jogará no meio da semana pela Copa Libertadores contra o Bolívar.

Como se sabe, na capital boliviana, quando o avião pousa, parece estar decolando. E, quando decola, parece ser submarino.

Dilema atroz.

Dá por perdida a estreia na Libertadores, porque terá cinco chances para recuperar os pontos perdidos e assim mesmo terminar em primeiro lugar, ou aposta em vencer os dois jogos que têm pela frente?

O título estadual invicto já é impossível, mas perdê-lo equivalerá a vexame pior que o quarto lugar no Mundial de Clubes. Como aconteceu em 1986, quando tornou-se o primeiro grande a perder decisão para clube do interior, a Internacional de Limeira.

Antes, por três vezes, em 1977, 1979 e 1981, Corinthians, duas vezes, e São Paulo, haviam derrotado a Ponte Preta, aliás, muito mais qualificada que a Inter. O próprio Palmeiras, em 1976, tinha vencido o XV de Piracicaba.

Tudo anda muito mudado no mundo do futebol.

Um grupo que corra atrás da bola como queria Neném Prancha, como se fosse um prato de comida, faz cada vez mais a diferença, e o time de Diadema foi exemplar diante dos milionários alviverdes.

Jogadores do Água Santa atuaram como pedia Neném Prancha - Ronny Santos/Folhapress

Nada que mude da água para o vinho o favoritismo palmeirense, mas tudo que impõe, ao menos, ponto de interrogação sobre quem será o campeão paulista.

Vocês, rara leitora e raro leitor, apostariam tudo o que têm apenas no Palmeiras ou reservariam algum para botar fé no Água Santa?

Prudente –e ferrenho opositor de apostas, principalmente das bancas–, recomendo não apostar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.