Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

O poder das redes sociais no futebol

Foram elas que decretaram as dispensas de Sylvinho, Vítor Pereira, Fernando Lázaro e Cuca

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma das mais difíceis virtudes do ser humano é a coerência. As opiniões e influências mudam também com o tempo. No mundo atual, radicalizado e tendencioso, as pessoas se tornam ainda mais incoerentes, pois só enxergam o que lhes interessa e de acordo com o grupo a que pertencem. Cada um procura e acha alguma justificativa e explicação que atenda o que deseja. O errado é sempre o outro.

O futebol é também cheio de clichês, lugares-comuns e comentários prontos. As condutas dos treinadores estão quase sempre certas quando o time vence e quase sempre erradas quando perde, sem que sejam consideradas dezenas de outros fatores envolvidos nos resultados.

Fernando Lázaro em ação em Corinthians 0 x 1 Argentinos Juniors - Carla Carniel/Reuters

O jogo de futebol não é apenas um confronto de estratégias. É também uma disputa física, psicológica, que depende de inúmeros fatores imprevisíveis, surpreendentes, e, principalmente, das escolhas e do talento individual dos jogadores. O jogo de futebol é um sopro de ciência, de arte e de incertezas.

Em algumas condutas dos treinadores existe um consenso de que elas são certas ou erradas, como a escalação do Flamengo contra o Botafogo, com Everton Ribeiro na reserva mesmo com as ausências de Gerson e Arrascaeta. Nada explica também a decisão de Sampaoli de colocar o lateral Ayrton Lucas na mesma função do armador Gerson. Porém essas condutas não foram as principais razões para a derrota, mas sim a ótima atuação coletiva e individual do Botafogo.

Danilo comemora gol na partida Flamengo 2 x 3 Botafogo, no Maracanã - Sérgio Moraes - 30.abr.23/Reuters

Um leitor me lembra, com razão, de que times inferiores individualmente, como o Botafogo em relação ao Flamengo, necessitam marcar mais atrás para contra-atacar, como executou muito bem o Botafogo. Gosto do futebol de aproximações, de triangulações, de domínio da bola, de fantasias, mas sei que para jogar dessa maneira é preciso ter bastante talento individual.

O Palmeiras é o melhor time brasileiro porque, além da qualidade individual e coletiva, é uma equipe disciplinada, com muita força mental, que joga cada partida como se fosse a última, a do título. O Palmeiras melhorou defensivamente nos últimos jogos após Abel Ferreira ter escalado Gabriel Menino mais como um meio-campista do que como um meia-atacante, como estava atuando. Antes, Zé Rafael estava isolado no meio-campo e os zagueiros ficavam desprotegidos.

Gabriel Menino comemora gol na final do Campeonato Paulista; Palmeiras 4 x 0 Água Santa - Ronny Santos - 9.abr.23/Folhapress

Nesta quarta (3), o Atlético-MG precisa vencer em casa o fraco time do Alianza Lima, já que perdeu os dois primeiros jogos pela Libertadores, para o Atlético-PR e o Libertad. Na vitória contra o time paranaense pelo Brasileirão, o Galo não foi bem novamente, mas Hulk em dois brilhantes lances fez dois gols. Allan, contundido, e Arana, que não joga há muito tempo, fazem falta.

O Inter precisa também ganhar para ter mais tranquilidade na classificação pela Libertadores. O treinador Mano Menezes foi correto e profissional ao recusar o convite do Corinthians, pois tem um contrato a cumprir e está muito bem no time gaúcho.

Mano Menezes na partida Internacional 1 x 0 Metropolitanos, pela Libertadores - Sílvio Ávila - 18.abr.23/AFP

Desde menino ouço que o futebol é um espelho da sociedade. Hoje mais ainda. Assim como as redes sociais influenciam bastante a política e a imprensa, elas pressionam os clubes e escolhem os atletas que vão elogiar e criticar. As redes sociais, que decretaram as dispensas de Sylvinho, Vítor Pereira, Fernando Lázaro e Cuca, reprovaram a contratação de Roger Machado e concordaram com a de Luxemburgo. Mandam no futebol do Corinthians. O mesmo ocorre em alguns outros clubes brasileiros.

Independentemente da atuação e do resultado do jogo desta noite, pela Libertadores, ainda é cedo para saber se Luxemburgo dará certo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.