Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro Flamengo

Os cinco melhores do Brasileirão, após 12 rodadas

Seguidos por Flamengo, Palmeiras e Fluminense, Botafogo e Grêmio surpreendem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando começou o Brasileirão, achávamos que no final o Botafogo ficaria colocado no meio da tabela. Após 12 rodadas, é o líder com ótimo desempenho e com sete pontos à frente do Grêmio.

Quando uma equipe surpreende em um campeonato longo e por pontos corridos, o habitual é procurar um segredo, uma única razão para explicar as atuações e resultados. O Botafogo é diferente, não tem uma única marca, um estilo. O time, de acordo com o adversário e com o momento do jogo, marca mais recuado ou mais adiantado, troca mais passes ou chega mais rapidamente ao gol, usa mais ou menos as jogadas aéreas, além de outras variações, o que é uma tendência mundial.

O Botafogo usa várias formações táticas e muda jogadores de acordo com o momento. O esquema mais utilizado é o com duas linhas de quatro e mais um meia ofensivo próximo de Tiquinho. Os meias pontas marcam e atacam com velocidade.

O elenco do Botafogo é melhor do que se pensava. O excelente conjunto potencializa as atuações individuais, mas tenho a impressão de que os jogadores já eram superiores ao que pensávamos e as contratações foram melhores do que achávamos. Tiquinho já tinha brilhado em outros clubes, como no Porto, de Portugal.

Permanência de Luís Castro é vital para o Botafogo - Amanda Perobelli - 25.jun.23/Reuters

Ainda é cedo para dizer qual será a posição do Botafogo na final do campeonato, mas a expectativa é grande, com boas chances de ser campeão. A permanência do técnico Luís Castro é importantíssima. O Botafogo precisa continuar jogando cada partida como se fosse a última, como o Leicester, que foi anos atrás campeão inglês, quando ninguém esperava.

O Grêmio, vice-líder, que voltou neste ano da Série B, é também uma surpresa. O time tem evoluído. Impressiona-me como troca passes no campo adversário, cria chances de gol e finaliza de dentro da área. Suárez é o craque, artilheiro e maestro do time.

O Flamengo continua com altos e baixos, uma característica das equipes dirigidas por Sampaoli. Ele troca muito a estratégia e os jogadores a cada partida. Queria entender como um treinador tão agitado, que não para de andar durante as partidas, consegue ver os detalhes do jogo. Arrascaeta e Pedro não podem ser reservas. Nunca houve problemas para Pedro e Gabigol ou Bruno Henrique e Gabigol jogarem juntos. A grande dificuldade é Pedro, Gabigol e Bruno Henrique estarem em campo.

O Palmeiras, o maior favorito no início da competição, surpreende por estar no quarto lugar. Contra o Botafogo, cruzou um número enorme de bolas para a área, como costuma fazer, com sucesso. Se o Palmeiras diminuir bastante o número enorme de gols que normalmente marca em jogadas aéreas, vai conseguir fazer mais gols de outras maneiras?

O Fluminense, que diminuiu o número de vitórias por causa de contusões e da marcação mais intensa dos adversários, não tem trocado tantos passes como é o habitual.

Muitos veteranos que voltaram da Europa, como Marcelo, do Fluminense, Fernandinho, do Athletico-PR, Suárez, do Grêmio, e outros são grandes destaques do Brasileirão. É mais fácil brilhar aqui do que na Europa, por causa da menor qualidade das equipes. Isso é mais uma demonstração de que devemos ter mais cuidado em pedir a convocação para a seleção de jogadores que atuam no Brasil. É a realidade.

Luis Suárez é o maestro do surpreendente Grêmio - Diego Vara - 22.jun.23/Reuters

Grande parte das pessoas no Brasil perdeu o bom senso e a noção da realidade. Só enxergam, escutam e leem o que lhes interessa de acordo com o que pensam. Criam um mundo de certezas absolutas e são incapazes de conviver com a diversidade e a dúvida.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.