Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu Seleção Brasileira

Poucas vezes vi uma seleção brasileira tão fraca

Assustadora, atuação coletiva contra a Venezuela deu saudade de Tite e até do titês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Poucas vezes vi uma seleção brasileira tão fraca, confusa coletivamente. A única estratégia ofensiva do Brasil no empate por 1 a 1 com a Venezuela consistia em congestionar o lado esquerdo com dois pontas e o meio-campo entregar a bola para Neymar. Ele recuava demais para recebê-la, às vezes fazia uma linda jogada individual sem completá-la e outras vezes perdia a bola ou errava o passe.

O Brasil não pode depender de tantos lances individuais de Neymar. O jogo coletivo é que tem de dar a ele condições para brilhar, da intermediaria do adversário para o gol. Neymar não é um meio-campista. É um meia-atacante.

Vinicius Junior ficou sem espaço com tantos jogadores próximos a ele. No Real Madrid, a principal jogada da equipe é virar a bola rapidamente para a esquerda, para Vinicius recebê-la e driblar o marcador, o que não ocorreu contra a Venezuela.

Neymar, Vinicius e o Brasil tiveram muita dificuldade - Nelson Almeida - 12.out.23/AFP

De vez em quando a seleção vai dar show individual, golear, receber muitos elogios, criar uma enorme expectativa, para depois fracassar contra fortes adversários, como nas eliminações nos últimos Mundiais.

Achar que Fernando Diniz é o técnico ideal para recuperar as origens, o futebol-arte dos anos 60, é uma visão simplista e ultrapassada. A seleção precisa jogar o futebol moderno. Diniz, no Fluminense e em outros times, destacou-se com um jogo de aproximações, trocas de passes, domínio da bola, virtudes das principais equipes do mundo.

A aglomeração de jogadores no mesmo espaço com dois pontas pela esquerda, em todos os momentos e contra todos os adversários, é um fator negativo entre as boas ideias de Fernando Diniz. Funciona bem apenas em algumas situações especiais.

Na terça-feira, contra o Uruguai, será outro dia, uma nova história. Quem sabe o Brasil faça uma ótima partida contra a renovada seleção uruguaia, dirigida pelo Loco Bielsa.

A atuação coletiva do Brasil foi tão ruim, assustadora, que tive saudades da seleção organizada sob o comando de Tite, e também do titês, do verbo "oportunizar", dos "extremos desconcertantes", como Tite chamou os pontas hábeis, rápidos e dribladores.

Tite é o novo técnico do Flamengo. Ele se caracteriza pela seriedade profissional, pelo pragmatismo, pelo conhecimento científico e pela maneira respeitosa com que trata a todos, jornalistas, árbitros e auxiliares, sem agitação e sem histerismo durante as partidas.

Talvez falte a Tite e a vários outros treinadores apaixonados pela estratégia, pelo planejamento, a capacidade de, diante do inesperado, tomar, rapidamente, decisões diferentes que não foram ensaiadas. Isso é para pouquíssimos.

Tite deve sonhar ate hoje com De Bruyne, da Bélgica, e com Modric, da Croácia, dois fatores decisivos e inesperados que foram importantes nas eliminações do Brasil nas duas últimas Copas do Mundo.

Treinadores como Fernando Diniz, Tite, Ancelotti, Abel Ferreira e outros são importantes, mas as pessoas não deveriam criar expectativas exageradas, fora da realidade.

Cem anos

Dias atrás, o escritor, jornalista e cronista Fernando Sabino completaria cem anos. Tenho orgulho de ter sido entrevistado por ele, no hotel do Rio de Janeiro onde a seleção campeã do mundo de 70 se hospedou por um dia imediatamente após a chegada do México. Nesta ocasião, Fernando Sabino já tinha escrito "Encontro Marcado", um dos livros mais impactantes que li. A entrevista foi assunto de uma de suas crônicas. Os muitos livros de Fernando Sabino humanizaram a minha alma. São misturas de ironia, beleza, filosofia e angústia existencial.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.