Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

Oscilações no Brasileirão não são apenas por causa do equilíbrio técnico

As equipes possuem problemas, seguem dualidade humana e ganham e perdem de acordo com o momento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Palmeiras é um time de partida e de chegada, autossuficiente, que planeja e executa bem o que deseja. Já o Botafogo é uma equipe somente de partida, pela falta de confiança e, talvez, por não se sentir merecedor do título do Brasileirão.

O Palmeiras pode ser campeão no domingo (3). A ascensão de Endrick no momento decisivo do campeonato fortalece a equipe e compensa a falta de Dudu, contundido. Repito, Endrick começa a encontrar o seu lugar, sem posição fixa, com mais espaços para utilizar sua velocidade e sua precisão nas finalizações.

No futebol moderno, valoriza-se muito o jogador capaz de atuar bem em mais de uma posição e de executar bem mais de uma função. Isso é bom. Porém mais importante não é trocar de posição, mas, sim, ser capaz de no momento certo fazer coisas diferentes, como um volante que avança e finaliza bem. Os fundamentos técnicos são inúmeros, e é preciso executá-los bem.

Endrick teve ascensão no momento decisivo do campeonato - Carla Carniel - 29.nov.23/Reuters

O Atlético-MG, que enfrenta o São Paulo na noite de sábado (2), foi preciso contra o Flamengo, na marcação e nos contra-ataques. As duas linhas de quatro, usadas pelo Atlético-MG, são a melhor estratégia de marcação, ainda mais quando se tem uma ótima e veloz dupla para os contra-ataques, com Paulinho e Hulk.

Edenilson, que brilhou no Inter jogando de volante, voltou a ser escalado nessa posição por Felipão, onde aproveita sua capacidade de desarme e de velocidade nos contra-ataques, como no gol contra o Flamengo. Coudet, no Galo, escalava-o pela direita ou como um meia mais avançado, centralizado. Não é o seu lugar, pois não tem habilidades para jogar em pequenos espaços. Uma das qualidades importantes de um treinador é escalar os jogadores nos lugares certos.

Repito, o Flamengo só vai voltar a ser uma grande equipe e com regularidade quando associar um ótimo jogo coletivo à escalação dos melhores jogadores, como Bruno Henrique pela esquerda e Everton Ribeiro pela direita.

Muitas vezes, um jogador toma decisões rápidas com sucesso. Mas, como há um endeusamento dos treinadores, costumam dizer que foi tudo planejado e ensaiado. A improvisação é tratada como algo menor, intuitivo. Quanto mais desenvolvida a ciência, mais importante é o ato criativo, pois surpreende.

As mudanças inesperadas de resultados no segundo tempo, cada vez mais frequentes, são geralmente atribuídas a alterações táticas e às escalações feitas pelo técnico. O fator mais determinante de mudanças no segundo tempo é o que ocorreu no primeiro. Os times reagem ou se acomodam de acordo com a história da primeira etapa.

Algumas vezes, a estratégia do treinador é fundamental na atuação e no resultado da equipe. Na final da Copa de 70, contra a Itália, o técnico Zagallo definiu que eu jogaria na frente do zagueiro de sobra, para evitar que ele saísse na cobertura de outro defensor. Combinamos também que, quando Jairzinho se deslocasse para o centro e fosse seguido pelo lateral, já que a Itália fazia marcação individual, o lateral Carlos Alberto aproveitaria esse espaço para avançar e finalizar, como no quarto gol. Foi uma vitória da estratégia e do talento individual.

As frequentes oscilações dos times no Brasileirão não são apenas por causa do equilíbrio técnico, como diz o lugar-comum. As equipes possuem problemas, como o de não ser eficiente no mesmo jogo na defesa e no ataque. Ganham e perdem de acordo com o momento. Seguem a dualidade humana, sucesso ou fracasso, razão ou paixão, bem ou mal.

O Flamengo, que chegou a igualar a pontuação do líder, em seguida levou 3 a 0 dentro de casa, em bom jogo do Atlético-MG - Ricardo Moraes - 29.nov.23/Reuters

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.