Txai Suruí

Coordenadora da Associação de Defesa Etnoambiental - Kanindé e do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Txai Suruí

Em defesa da floresta de pé

Por que povos indígenas devem ser protagonistas na proteção à biodiversidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Célia Xakriabá

ativista e doutoranda em antropologia social pela UFMG

A ativista e doutoranda em antropologia social pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) Célia Xakriabá costuma dizer que os povos indígenas são a solução número 1 para proteger o planeta.
Sua afirmação não é retórica: a ONU (Organização das Nações Unidas) destaca que, embora os povos originários sejam apenas 5% da população global, eles preservam 80% da biodiversidade do mundo e podem fornecer respostas às mudanças climáticas e à insegurança alimentar.

Célia Xakriabá, líder indígena e roteirista de documentário de Alok, no Rio2C
Célia Xakriabá, líder indígena e roteirista - Marcio Mercante/Divulgação


Célia Xakriabá é do povo Xakriabá, comunidade ao norte do estado de Minas Gerais. Em sua aldeia, a conexão dos povos indígenas com a natureza é clara. "Uma vez falei para meu avô: ‘Está tão calor, e a previsão de chuva é só para daqui a 15 dias’. Ele me respondeu: ‘Não, o passarinho está cantando e a são-joão floreou mais cedo esse ano. Vai chover essa noite.’ E choveu. Sabemos observar o tempo, analisar se a semente cai mais cedo e se isso vai ser bom ou ruim para a chuva", ela diz.


Os povos indígenas podem contribuir para a conservação da biodiversidade porque têm uma relação de parentesco com a terra, se enxergam parte dela. "Produzimos em escala para alimentar o nosso povo sem matar a terra. Afinal, como faremos depois que ela estiver morta? Se ela nos dá alimento, devemos protegê-la", afirma ela.


Para a ativista, pensar em desenvolvimento sustentável implica discutir bioeconomia das mulheres indígenas, redemocratização do uso da terra, soberania alimentar — e, como ela ressalta, "saborania" alimentar, pois é o sabor que sustenta a identidade. "É pela alimentação de qualidade, sem veneno, que nos fazemos parentes."


Hoje, 13,8% dos territórios brasileiros são terras indígenas, menos do que a média mundial, que é de 15%, de acordo com artigo de Sonia Guajajara e Eloy Terena publicado em 2021 no jornal "El País Brasil". E, segundo o Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), enquanto o desmatamento médio na Amazônia foi de 19% entre 2000 e 2014, nas terras indígenas dessa região ele correspondeu a 2%.
Aliás, de acordo com o MapBiomas, as áreas de pastagens destinadas à pecuária — principal uso do solo brasileiro — cresceram 200% na Amazônia entre 1985 e 2020. "Nesse governo anti-humanidade, o verdadeiro Ministério do Meio Ambiente somos nós, povos indígenas", afirma Xakriabá.


"Onde existe território indígena existe efetividade da lei ambiental e, quando a lei se cala, nossos corpos são a maior barreira ancestral que existe. Não haverá floresta de pé com sangue indígena", completa a ativista.


Esta coluna foi escrita para a campanha #ciêncianaseleições, que celebra o Mês da Ciência. Em julho, colunistas cedem seus espaços para refletir sobre o papel da ciência na reconstrução do Brasil. O espaço hoje é de Célia Xakriabá, ativista e doutoranda em antropologia social pela UFMG, entrevistada pela jornalista Clarice Cudischevitch..

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.