Úrsula Passos

Repórter da Ilustrada, coordena o Clube de Leitura Folha e o Encontro de Leituras, parceria do jornal com o português Público, e é mestre em filosofia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Úrsula Passos

Nascida na periferia de SP

É surpreendente uma pessoa da periferia ser secretária de Estado?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Nascida na periferia de SP vira secretária estratégica de Doria", dizia um título nesta Folha na segunda. Meu primeiro pensamento, tomando um gole de café, foi: e daí? 

Reações assim costumam ser um indicativo de que o título não funciona para atrair o leitor, como no velho exemplo dado nas Redações do cão que morde o homem —notícia, explica-se, seria o homem morder o cão.

Não era nada clara a ligação —ou, como parece ter sido a intenção, a distância— entre uma coisa e outra, tampouco o uso do verbo "virar". É surpreendente que uma pessoa nascida na periferia seja secretária do governador? Mais surpreendente se ela for a única pessoa da periferia a compor o quadro de um governo em São Paulo. Era para ser uma história de superação? Se sim, o que foi superado? Sua condição periférica? 

A mídia brasileira, embora venha se esforçando para diversificar suas Redações, é composta majoritariamente pela classe privilegiada de brancos nascidos em famílias intelectualizadas em bairros centrais, ou distantes, mas ricos, dos grandes centros urbanos. 

Esses jornalistas ainda têm de aprender a lidar com seus fetichismos e desconhecimentos, entre eles os que dizem respeito à periferia.

A periferia não é uma massa uniforme de pobreza e precariedade. São muitas as periferias de São Paulo.

Que o grande qualificador de uma pessoa bem-sucedida, importante a ponto de alcançar o título de seu perfil, seja ter nascido na periferia mostra o quanto editores ainda apostam que seus leitores sejam como seus colegas: fiquem surpresos com um destino de pessoa periférica que não inclua criminalidade, luta cinematográfica pela sobrevivência ou morte violenta. 

Nascida na periferia de São Paulo que virou editora-assistente no maior jornal do país, não douro a pílula.

Sei que a vida lá na Vila Cisper é diferente da em Pinheiros, mas conheço nascidos na periferia que viraram traficantes, e nascidos na periferia que viraram excelentes roteiristas de TV, engenheiros ou professores.

Úrsula Passos é editora-assistente da Ilustrada

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.