Eliane Trindade

Editora do prêmio Empreendedor Social, editou a Revista da Folha. É autora de “As Meninas da Esquina”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eliane Trindade

Nascida na periferia de SP vira secretária estratégica de Doria

Com perfil técnico e inspirador, Patricia Ellen ocupa secretaria estratégica antes feudo de políticos tradicionais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

São 6h quando o porteiro anuncia a chegada da professora de ioga ao prédio de classe média alta onde Patricia Ellen da Silva, 41, mora com as filhas gêmeas de 5 anos, Ana Vitória e Maria Luísa.

Quinze minutos depois, a secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo estende o tapetinho na sala do duplex para iniciar a prática de hatha ioga.

“As aulas têm sido cada vez mais cedo”, brinca Fabrisia Freitas, sobre o horário de 5h30 ou 6h reservado para a aluna madrugadora. “A energia dela impressiona.”

Entre posturas e respirações, elas contam que se conheceram quando Patricia fez curso para mães e bebês, com técnicas de massagem como shantala.

A mãe de primeira viagem empreendeu uma luta para ter parto normal e amamentar, nadando contra a corrente que dizia ser impossível. “Amamentei as meninas por dois anos.”

Divorciada há um ano, Patricia Ellen divide a guarda das crianças com o ex-marido, um engenheiro com quem alterna a rotina de levar as meninas à escola bilíngue.

Na manhã chuvosa da quarta-feira (17), a secretária encara uma hora de ioga que culmina com um invertida de ponta-cabeça.

Na noite anterior, participara do jantar de fim de ano do Agora!, movimento que cofundou em 2017 com os cientistas políticos Leandro Machado e Ilona Szabó, colunista da Folha

Ao lado de Luciano Huck, Patricia Ellen fez um balanço do movimento nascido em torno de uma centena de lideranças desejosas de renovação na política e na gestão pública.

Ela como ocupante de uma secretaria estratégica do governo do estado de SP. Huck como potencial candidato à Presidência da República em 2022, concorrendo eventualmente com o chefe dela, o governador João Doria (PSDB).

"Não se transforma a gestão pública e a política com um único líder. É preciso um grupo engajado, ocupando vários postos", diz a secretária.

Um dos compromissos dos integrantes do Agora! é dedicar pelo menos dois anos ao serviço público.

Ao ser eleito governador, Doria a convidou para ser secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo. Guilherme Afif Domingos, Alberto Goldman e Geraldo Alckmin foram alguns dos titulares da pasta nas últimas administrações - Karime Xavier - 19.dez.2019/Folhapress

Patricia Ellen trabalhou como consultora na gestão Doria na Prefeitura de São Paulo, em um projeto de planejamento estratégico e de visão de longo prazo para a cidade.

Ela usava o crachá de sócia da Mckinsey, status que conquistou na empresa global de consultoria com apenas 32 anos.

Ao ser eleito governador, Doria a convidou para ocupar uma pasta cobiçada por políticos. Guilherme Afif Domingos, Alberto Goldman e Geraldo Alckmin foram alguns dos titulares nas últimas administrações.

A opção técnica de Doria chegou com a missão de mexer em feudos dominados por Márcio França (PSB), vice-governador na gestão Alckmin, e Paulinho da Força Sindical (Solidariedade).

“Toda mudança causa tensão e reação”, afirma. A secretária diz ter tido carta-branca para exonerar todos os diretores das Juntas Comerciais, cargos comissionados e tradicionalmente de nomeação política.

Para preencher as 16 vagas foi feito processo seletivo que atraiu 2.000 candidatos. “Todo mundo com MBA, mestrado”, diz a secretária, sobre os novos gestores nomeados em meados de dezembro.

Levou quase um ano para estruturar o modelo de seleção, sistematizado pela Secretaria de Governo para ser replicado no Detran e na secretaria de Educação.

“A gente chega ao setor público sem ter ideia de quanto as coisas demoram, de como é difícil contratar”, admite Patricia Ellen.

Só foi entender os códigos ao pilotar uma máquina que agregou a pasta do Trabalho à área de ciência, tecnologia e inovação, incluindo universidades estaduais e escolas técnicas, com orçamento de R$ 17,5 bilhões para 2020.

Às 8h15, ela chega à secretaria para a primeira reunião. A pauta é o Centro Internacional de Tecnologia e Inovação, uma espécie de Vale do Silício paulista.

Despacha com técnicos sobre a forma adequada de levar empresas para o futuro campus.

A secretária se define como uma “liberal, progressista, 4.0”. “Liberal na economia, com olhar atento para inclusão nas pautas de costumes e para tecnologia e inovação.”

Encara uma hora de trânsito para chegar à Expo, onde participou do Seminário de Gestão Pública para uma plateia de prefeitos e gestores municipais de todo o estado. Anuncia a liberação de R$ 45 milhões para reformas de escolas técnicas em 37 municípios.

Estranha no ninho, causa espanto entre os políticos mais tradicionais. “Olha a louca pulando corda e fazendo ioga”, escreveu um prefeito do interior, ao comentar um post com fotos da secretária na festa de aniversário das filhas e na ioga.

A executiva diz ter integrado meditação, reiki e ioga à rotina para ser uma melhor gestora e entender o que a faz derrapar, perder o controle - Karime Xavier - 19.dez.2019/Folhapress

Patricia respondeu com humor: "Pô, como assim? Agora é louco quem pula corda e faz ioga? O mundo está doido mesmo".

Precisou criar protocolos para se proteger. “Já me vi em algumas frias nas primeiras conversas com deputados. Hoje, tomo cuidado, vou sempre acompanhada às reuniões.”  

Aprendeu a escutar e a encaminhar demandas. “Não faz sentido receber prefeito só para tomar cafezinho. Eles se sentem bem tratados se têm seus problemas resolvidos.”

Para Leandro Machado, a colega de Agora! e da comunidade Jovem Líderes Globais do Fórum Econômico Mundial tem uma visão contemporânea de liderança. “Não é uma coisa dada. Patricia entende que precisa ser construída, burilada.”

É o que ela ensina no mestrado do Centro de Liderança Pública, onde dá um curso de liderança adaptativa, conceito criado por Ron Heifetz, de Harvard, onde fez mestrado. 

"Foi o professor mais inspirador da minha vida", diz. "Para ele, gestores públicos para serem mais transformadores e humanos precisam trabalhar um processo de autoconhecimento e mobilizar sistemas."

A executiva acelerada diz ter integrado meditação, reiki e ioga à rotina para ser uma melhor gestora e entender o que a faz derrapar, perder o controle.

Nascida no Campo Limpo, nas bordas da favela do Real Parque, na zona sul, Patricia Ellen graduou-se em Administração na USP e fez mestrado em Harvard e no Insead.

É um ótimo exemplo da tal meritocracia, tão cara ao ninho tucano que a acolheu. É Silva, em um Brasil que condenou uma legião deles à base da pirâmide.

Chegou ao topo numa escalada por mérito, somado à tenacidade, resiliência e sólida base familiar.

Ao final de um dia puxado, que teve na agenda palestra no Google Campus e evento no Centro Paula Souza, ela repõe as energias no boteco do tio Milton, na Vila das Belezas.

Passa para dar um abraço em dona Celina, a avó paterna, que mora nos fundos do bar. 

A matriarca da família, aos 94 anos, brinca com a idade. “Tô nova.” Ela vive na mesma casa que a abrigou quando chegou a São Paulo vinda de Sergipe para criar 16 filhos. Foram 21 gestações, cinco não “vingaram".

“Ela desbravou isso aqui, lavava roupa para fora pegando água no poço”, conta a neta, que pretende escrever um livro sobre a avó. A lavadeira Celina teve como cliente a mãe do cantor Fábio Júnior.

O pai, seu Messias, 66, é dono do Bazar Real, misto de material de construção e armarinho. A mãe, Valda, 61, é motorista de Uber.

"A trajetória da minha filha é diferenciada. Ela pegou o rabo do cometa e chegou lá na frente", diz o pai. 

Ao ser aprovada nos vestibulares da USP, da FGV e do Mackenzie, foi recebida com faixa na rua como primeira da família a entrar numa universidade.

Aprendeu a ler sozinha e chamou a atenção da professora da escola pública que sugeriu à mãe que tentasse uma bolsa no colégio de freiras. 

Na escola particular, a desigualdade social entrou em pauta.

"Eu tinha amigos na favela, na minha rua e no Morumbi. Vivia em todos os mundos e sentia que não pertencia a nenhum deles."

Aos 19 anos, Patricia ganhou bolsa para um intercâmbio na Espanha. Emendou seis meses na Inglaterra, onde foi garçonete e camareira enquanto ganhava fluência no inglês, passaporte para entrar na Mckinsey - Karime Xavier - 19.dez.2019/Folhapress

Para o pessoal da comunidade, a filha do dono da lojinha era “burguesinha”. “No colégio, eu era das mais pobres, aquela que a mãe da amiga tinha medo de deixá-la na nossa casa."

Dinâmica que a fez entender que a desigualdade brasileira não é só financeira. “Tem o componente intelectual, cultural, de acesso."

Um exemplo foi a visita que fez a uma colega em uma mansão no Morumbi.

"No jantar, eu não sabia comer com todos aqueles talheres. Na minha casa, meu pai fazia bolinho de arroz com farofa e comia com a mão vendo novela.”

Havia ainda a barreira do domínio do inglês. Aos 19 anos, ganhou bolsa para um intercâmbio na Espanha. Emendou seis meses na Inglaterra, onde foi garçonete e camareira enquanto ganhava fluência no inglês, passaporte para entrar na Mckinsey.  

Quando voltou, ajudou a montar no Real Parque uma unidade da ONG Cidadão Pró-Mundo, que ensina inglês em favelas.

As angústias de viver entre dois mundos persistem. “Moro no Alto de Pinheiros onde a média de idade ao morrer é de 20 anos a mais do que no Campo Limpo. Não dá para banalizar essa diferença gritante em razão do CEP."

Aos 30 anos, quando começou a crescer como executiva, teve crise do pânico. "Cada passo para frente, financeiro e profissional, eu sentia que me distanciava da família."

O lado zen ajudou a integrar os dois mundos. "Sou a mesma pessoa, não tinha porque negar minha prosperidade.”

A realidade da família de classe média baixa a mantém conectada com o Brasil real. “Tenho parentes empreendedores e também em dificuldade, que já foram presos.”

Uma das razões que a fizeram assumir a secretaria, diz ela, é ajudar indiretamente e de forma mais estrutural um tio taxista, um tia costureira, um primo desempregado.

"É uma forma de honrar as minhas origens. Já que tive tanta oportunidade, eu vou usar isso para chegar mais longe ou para colocar meus dons a serviço dessas pessoas?", indaga.

A resposta é que jamais esteve tão realizada quanto na atual função. “Nunca me senti tão alinhada com meu propósito e meus valores."

O convite de Doria a fez deixar a presidência da Optum, empresa de tecnologia em saúde, e abrir mão de remuneração bem mais alta do que os R$ 20 mil de secretária de estado. 

"Só decidir vir para a gestão pública quando estava preparada para me doar. Tive privilégio como executiva de conseguir fazer meu pé-de- meia." 

Com a incerteza sobre a candidatura de Bruno Covas (PSDB) à reeleição e o xadrez político de Doria para chegar à Presidência, Patricia Ellen pode vir a ocupar o posto de rainha no tabuleiro da eleição municipal em 2020.

 "Ela tem o perfil ideal para ser candidata a prefeita", avalia Rodrigo Tavares, ex-assessor internacional na gestão Alckmin, diante da possibilidade de Covas não se candidatar por razões de saúde. 

A secretária sai pela tangente quanto à especulação. “Não penso nisso. Meu perfil é claramente técnico. Quero deixar um legado no cargo que ocupo e não fazer política pela política.”

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.